Assembleia aprova repasse de R$ 5 milhões do orçamento para pronto atendimentos do RS

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou em reunião na manhã desta terça-feira (16) o aporte de R$ 5 milhões, do orçamento próprio, para pronto atendimentos (PAs) do Rio Grande do Sul. A iniciativa é do presidente da Casa, deputado Gabriel Souza (MDB), e busca subsidiar o repasse previsto pelo Governo do Estado para as unidades de saúde credenciadas para atendimento de pacientes com Covid-19 no estado. O grupo aprovou a proposição por unanimidade.


Foto ALRS

O valor é resultado da economia da Assembleia nos meses de janeiro e fevereiro deste ano e vai compor os recursos estaduais para compra de insumos, medicamentos, despesas com pessoal, entre outros gastos que atualmente estão sendo mantidos pelos municípios. “Tivemos uma importante economia neste primeiro trimestre com as restrições das atividades e com o esforço coletivo dos gabinetes dos deputados e setores administrativos da Casa”, explica Gabriel. 

O presidente havia acenado com a possibilidade em reunião com a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e com a Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) na segunda-feira (15), quando informou que submeteria a proposta à avaliação da Mesa Diretora. “Nosso objetivo é colaborar com os pronto atendimentos. Eles estão sendo custeados pelas prefeituras, que já estão com as contas extrapoladas pela alta demanda ocasionada pela pandemia”, destaca Gabriel.


Com informações da Assembleia Legislativa



Comentários