Checamos: "Flutamida anunciada por médico gaúcho como a cura da Covid" #fakenews

Um médico de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, anunciou a cura da Covid-19 em uma postagem de um vídeo. "Aqui a Covid virou uma amigdalite", afirma ele, ao receitar Flutamida para os seus pacientes. Recebemos a notícia sobre este cirurgião para o nosso serviço de checagem.

Infelizmente continuam pipocando notícias sensacionalistas de remédios e tratamentos sem eficácia. Basta uma rápida pesquisa para desmentir esse tipo de publicação que só desinforma. Fazemos este serviço de checagem diariamente na Rede #AtitudePositiva, pois consideramos que notícia correta também faz parte do jornalismo de soluções, correto e ético.

Neste caso do médico de São Gabriel (link abaixo), entramos em contato  com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) que informou que o post do profissional gaúcho está sendo verificado pelo Estadão e UOL, mas o Boatos ORG já desmentiu o uso da Flutamida, em publicação feita ontem.

De qualquer maneira, o próprio Conselho de Medicina do RS (CREMERS) já se manifestou contra o alarde, pois não existem comprovações. Veja trechos das declarações do vice presidente da entidade:

“Estamos vendo com preocupação esta disseminação do conteúdo, de forma sensacionalista de um tratamento ainda não-comprovado cientificamente. Infelizmente, ainda não surgiu uma cura e as medicações ditas pelo profissional não encontram respaldo científico para seu uso e nem gera custo-benefício”, afirmou o Vice Presidente do CREMERS, Eduardo Trindade .

Conclusão do CREMERS: apesar do alarde nas redes sociais e a esperança que isso deu, infelizmente, as informações apontam que “a covid-19 acabou”, não procedem até o momento, são necessários estudos científicos comprovados. 

Confira a notícia sobre o médico e a posição do conselho neste link

Clique aqui para ver o desmentido sobre a Flutamida

Para mandar uma notícia suspeita para a gente checar, clique aqui.

Com informações da Abraji, Boatos Org, Qwerty e Redação #AtitudePositiva






  



Comentários