Dependência digital é tema de aula inaugural gratuita e aberta à comunidade em Porto Alegre

Os efeitos positivos e nocivos da tecnologia na vida das pessoas e o que fazer para se proteger da dependência digital. Esse é o tema da palestra que inaugura oficialmente as atividades acadêmicas da graduação em Psicologia da FACEFI, que acontece na próxima sexta (5) às 19h, por videoconferência.  


Cristiano Nabuco (Foto divulgação) 


O convidado é o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, que coordena o Núcleo de Dependências Tecnológicas do Programa Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, autor de diversos livros e uma das referências sobre este tema no país. Com 35 anos de experiência na psicologia, Nabuco já foi entrevistado por muitos veículos de comunicação do Brasil sobre o tema da dependência tecnológica e assina uma coluna no blog Viva Bem do portal UOL sobre temas ligados ao comportamento humano em várias áreas. 

O uso da tecnologia está presente no cotidiano de crianças, jovens e adultos. Ocupando um papel importante na mediação dos relacionamentos, seu uso contínuo veio aproximando as pessoas, além de proporcionar outros benefícios já tão conhecidos por todos (como a busca de informações, navegação recreativa, profissional etc).  Entretanto, a medida em que a utilização veio se tornando cada vez mais frequente e cotidiana, uma série de impactos negativos se manifestaram, ocasionando problemas nos relacionamentos pessoais, no trabalho, na educação e, principalmente, junto desenvolvimento psicológico humano, gerando, inclusive, casos graves de dependência. 

A aula é gratuita e aberta à comunidade e as inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/aulafacefi 


Primeira turma de graduação  

A partir da experiência de mais de 30 anos do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), em cursos de extensão, pós-graduação e estudos clínicos, a FACEFI, localizada no bairro Auxiliadora, começa neste semestre sua graduação em Psicologia.  

“O objetivo é oferecer ensino 100% focado na área de Psicologia, trazendo o que existe de mais novo nos estudos internacionais da área e incorporando temas fundamentais da sociedade de hoje”, explica o coordenador do curso Cristofer Batista da Costa. “A pandemia demonstrou a importância de olhar para a saúde mental das pessoas e precisamos de profissionais qualificados para as novas demandas que surgem”, complementa.  

O curso apresenta um currículo inovador, generalista, mas que inclui disciplinas sobre temas emergentes, como Emoções, Resiliência e Sofrimento, Psicologia da Morte e do Morrer, Saúde e sofrimento na atualidade e Psicologia na Era Digital. Funcionando em um prédio de seis andares, com salas de aula, dois auditórios, biblioteca e duas salas de espelhos (utilizadas para observação de práticas terapêuticas), outro diferencial é a carga horária prática desde o primeiro semestre do curso. 

Para mais informações: Whats da FACEFI 984750938 / 997862194 ou e-mail secretariaacademica@facefi.org. Mais informações em https://facefi.com.br/psicologia 


Com informações da Assessoria de Imprensa, jornalista Laura Glüer (51) 99964-6797



Comentários