Drive-thrus batem recorde e vacinam 5.266 pessoas neste sábado

Neste sábado, 27, a prefeitura vacinou 5.266 pessoas contra Covid-19 em três drive-thrus. O Big Sertório registrou o maior número de aplicações de vacina, com 2.109 doses, e novo recorde registrado. No Beira-Rio, o drive somou 1.791 doses. O fluxo de veículos no local era tão intenso que, após as 17h, foram necessárias mais três horas para atendimento do público. Na PUCRS, compareceram 1.366 idosos com 70 anos ou mais para serem imunizados.

Cristine Rochol/PMPA

O número total de pessoas que receberam a primeira dose de vacina em Porto Alegre, de acordo com o vacinômetro, chega a 193.715, número que corresponde a 13% da população total da cidade, o que faz de Porto Alegre a capital melhor colocada no ranking das 19 capitais brasileiras que mantêm vacinômetros disponíveis para consulta.

O total de vacinados também equivale a 24,72% de todos os grupos prioritários previstos para a campanha municipal. De acordo com o Plano de Vacinação contra Covid-10 de Porto Alegre, todos os grupos de pessoas a serem imunizadas somam 783.353 pessoas. Com esquema completo, ou seja, com duas doses de vacina, são 73.362 pessoas.

Com a ampliação da faixa etária para 70 anos, o movimento foi intenso durante todo o dia nos três locais - Big Sertório, PUCRS e Beira-Rio - onde cerca de 180 profissionais entre profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - técnicos, motoristas, enfermeiros -, do Exército, de farmácias parceiras e acadêmicos de universidades trabalharam desde as 8h. Agentes da EPTC e da Brigada Militar auxiliaram no final do dia, organizando filas e o fluxo nos locais para garantir o atendimento ao maior número possível de pessoas após as 17h no final da tarde. Foram instaladas 26 estações vacinadoras: oito no Big Sertório, oito na PUCRS e dez no Beira-Rio.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, visitou os drive-thrus durante a manhã e exaltou o trabalho que vem sendo realizado pelas equipes da SMS e parceiros (Exército Brasileiro, hipermercados BIG, PUCRS, Sport Club Internacional, Droga Raia, UFRGS e PUCRS). “Acompanhamos o movimento intenso nos três locais, mas com fluidez no atendimento”, frisou Sparta. A diretora de Atenção Primária à Saúde da SMS, Luciane Beiró, qualificou como um dia de “dedicação e amor”. “Mesmo com filas registradas ao longo do dia e tempo de espera superior a uma hora, até mais em determinados horários, as pessoas saem satisfeitas, buzinando os carros”, exemplificou.

Meta superada - Os registros do vacinômetro de Porto Alegre demonstram qu,e até a tarde deste sábado, 91.881 idosos com mais de 71 anos receberam a primeira dose de vacina contra Covid-19. O número corresponde a 90,7% do público-alvo estimado para a faixa etária residente em Porto Alegre, de acordo com o Censo 2010 IBGE (usado pelo Ministério da Saúde (MS) como referência para estimativa de população a ser vacinada no país), superando a meta estabelecida pelo ministério, que é de imunizar 90% de cada grupo.

No domingo, 28, não haverá vacinação em Porto Alegre. Na segunda-feira, 29, as 39 unidades de saúde de referência e os drive-thrus Big Sertório, Big Barra Shopping Sul e PUCRS estarão em operação para atender idosos com 69 anos ou mais. As 20 farmácias parceiras da SMS continuam a vacinação de profissionais da saúde, na faixa dos 40 anos ou mais. Na primeira semana, o total de doses aplicadas nas lojas chegou a 7.842. O horário de atendimento será das 8h às 17h nas unidades de saúde e das 9h às 17h nos drive-thrus e nas farmácias.


Com informações da Prefeirura de 

Comentários