ESPECIAL MULHER: Mesmo na pandemia, contratação de mulheres em cargos de liderança cresce 20%,

Próximo ao Dia das Mulheres, uma notícia positiva: a presença feminina teve um crescimento de 20% nos cargos de liderança. Segundo a Page Executive, uma unidade de negócios do PageGroup especializada em recrutamento e seleção de executivos C-Level, em 2020 as mulheres ocuparam 37% dos postos de alta direção.


Pixabay


“Quando conversamos com as empresas, é notório o aumento de pedidos para incluirmos mulheres na lista de candidatos finalistas a uma vaga. Claro que isto só é levado adiante se essas candidatas tiverem o perfil da posição aberta. No entanto, o aumento expressivo da presença de mulheres em cargos de liderança mostra que o mercado está cada vez mais engajado em deixar essa balança mais equilibrada”, conta Fernanda Amorim, diretora da Page Executive.

Além do cuidado das empresas com a presença feminina, a participação das mulheres em processos seletivos também aumentou, passando de 50% em 2019 para 70% em 2020, de acordo com o levantamento da consultoria.

Para chegar nesses dados, a companhia entrevistou cerca de 2.000 executivos – candidatos a cargos de direção, presidência e conselho – durante processos seletivos que ocorreram no ano passado. Não foi levado em consideração o tamanho das empresas ou o setor de atuação para a conclusão da pesquisa.

Mesmo assim, após o fim do levantamento, a Page Executive procurou identificar quais os segmentos com maior participação feminina. Varejo, farmacêutica, cosméticos e bens de consumo foram os setores com mais presença, enquanto os setores agro, indústrias de base e bens de capital ainda não contam com expressiva atuação de mulheres em alta direção.


Com informações da Forbes



Comentários