Imunização em massa começa a mostrar resultados no mundo

Globalmente os exemplos de programas de vacinação acelerados já estão indicando os primeiros resultados do declínio nas estatísticas de casos da Covid na pandemia. De acordo com estudos de eficácia, feitos por países que iniciaram a imunização precocemente ou tentaram cobrir uma porção significativa da população com vacinas, o número de hospitalizações e mortes diminuiu significativamente. 

Unsplash

Um dos quadros representativos é o Reino Unido: de acordo com os últimos dados da plataforma Our World in Data, o país saiu na frente no lançamento da campanha de imunização contra covid-19 no dia 12 de dezembro, e já vacinou 34% da população com pelo menos uma dose da vacina fabricada pela Universidade de Oxford.

Combinando a vacinação em massa e bloqueios rígidos como o lockdown, o número de casos no Reino Unido entre dezembro e março diminuiu 67%, e o número de mortes diminuiu 62% - isso tudo mesmo com o surgimento, no início de janeiro, de uma variante mais transmissível, a B.1.1.17. 

Para efeito de comparação, o Brasil vacinou até agora  4,5% da população nas doses iniciais. Outro fato onde os britânicos mostram o impacto da vacina é um estudo da “vida real” divulgado no dia 1º de março, que mostrou que uma única dose da vacina Oxford / AstraZeneca pode prevenir efetivamente a hospitalização de idosos com mais de 80 anos depois de quatro semanas da aplicação da imunização.

Nos Estados Unidos a vacinação começou em 14 de dezembro e quase 20% da população já recebeu uma dose, e por lá a média móvel de novos casos caiu 74% desde o início da campanha, passando de 216 mil registros diários para os atuais 55 mil. A média móvel de novas mortes recuou 46% no mesmo período, passando de 2.564 para 1.386 no período. 

A cidade de paulista de Serrana, porém, é um case em vacinação em massa e já encerrou sua etapa de imunização. A população participa de estudo clínico do Instituto Butantan para medir a eficácia da CoronaVac contra o coronavírus e já foram vacinados os últimos moradores que restavam no cronograma. O município de 45 mil habitantes é o primeiro a receber a imunização ao mesmo tempo, e não apenas nos grupos prioritários, como é o resto do país (Leia mais neste post). 

Com informações do Estado de São Paulo




Comentários