Pessoas com sintomas do coronavírus podem realizar teste gratuito em drive-thru em Porto Alegre

As pessoas que apresentarem sintomas da Covid-19 poderão realizar gratuitamente o teste em um drive-thru montado no estacionamento da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa), no Centro Histórico de Porto Alegre. A estrutura fica ao lado do complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A universidade alerta, porém, que é necessário um encaminhamento do SUS para o atendimento.

No local são realizadas coletas de RT-PCR em pessoas que acessarem o local de carro e que tenham requisição para o exame. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e com apoio da Santa Casa, tem como objetivo ampliar o acesso da população ao teste e proporcionar a realização da coleta em local em que não haja atendimentos de saúde ou em que estejam sendo realizadas vacinas, a fim de reduzir a exposição das pessoas ao vírus.

Imagem site UFCSPA


Como funciona:

O drive thru funciona da seguinte forma: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, as pessoas que necessitarem ser testadas deverão ingressar na UFCSPA através da primeira guarita de estacionamento. Ao serem atendidas pelos profissionais de saúde, elas deverão apresentar documento de identificação com foto e a requisição para a realização do teste. Será realizada a coleta por swab (aquele instrumento que parece um grande cotonete) e o paciente receberá um comprovante com orientações de como ter acesso ao resultado, que estará disponível após 48 horas.  

Os testes são realizados por estudantes voluntários dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e biomedicina da UFCSPA e de outras universidades, supervisionados por professores voluntários da UFCSPA. A análise dos testes será realizada pela  rede conveniada de laboratórios da SMS, que passará diariamente para levar os exames coletados para estes locais.

Uma das coordenadoras da ação, a professora Maria Eugênia Bresolin Pinto reforça a necessidade da apresentação da requisição para a coleta: "As pessoas precisam de uma solicitação expressa para o exame RT-PCR. Esta requisição é obtida em consulta nas unidades básicas de saúde e pronto atendimento. Para auxiliar nesse processo está sendo implementado o teleatendimento, numa parceria da Santa Casa, SMS e voluntários da UFCSPA. Nesta plataforma, todo o atendimento será realizado por telefone ou videochamada. Após a consulta, o paciente receberá uma solicitação digital de coleta do exame. Não adianta se dirigir ao drive thru se não possuir esta autorização de coleta pois infelizmente não será possível realizar o exame". A requisição deverá ser realizada pelo médico via sistema de regulação de consultas especializadas do SUS (Gercon).

A iniciativa conta, ainda, com apoio do Exército Brasileiro, que auxiliou na montagem da barraca de testes, e da empresa Termolar, que realizou a doação de caixas térmicas para alocação dos testes.


Primeiro dia

Na manhã desta quinta-feira, os primeiros atendimentos começaram por volta das 8h30min. O movimento foi tranquilo nas primeiras horas de funcionamento, sem filas no pátio da universidade ou na rua Sarmento Leite.

A professora Alessandra Dartora, do Departamento de Enfermagem da universidade e da coordenação da ação voluntária de testagem em drive-thru da Ufcspa, informou que "os pacientes com sintomas da doença e que tenham indicação para coleta do exame que atesta a enfermidade não precisam descer dos automóveis". 

A analista financeira Roberta Krul, 43 anos, que estava com dificuldade para respirar, dores no peito e nas costas, chegou ao drive-thru por sugestão da enfermeira que a atendeu na unidade de saúde do Morro Santana.

No acesso ao drive-thru pelo portão da universidade na rua Sarmento Leite, 245, próximo à saída do Túnel da Conceição, no Centro, os carros percorrem um corredor demarcado por faixas, e as equipes realizam a conferência dos documentos e o exame. 

Cerca de 60 voluntários estão divididos em dois grupos, para evitar a exposição constante. A análise do material será feita pela rede conveniada de laboratórios da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que passará diariamente na área de coleta para buscar os exames e encaminhá-los a esses locais.

Cenário desfavorável 

Conforme Alessandra Dartora, a iniciativa acontece em virtude do cenário epidemiológico extremamente desfavorável. "A gente precisa de mobilizações como essa para salvar vidas e desafogar o sistema de saúde", destacou. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população ao teste e proporcionar a realização da coleta em local em que não haja atendimentos de saúde, ou em que estejam sendo realizadas vacinas. 

Com informações do Correio do Povo e da UFCSPA



Comentários