15 parques e museus da Região das Hortênsias retomam as atividades

Com a liberação do governo do Rio Grande do Sul, a partir deste sábado, para funcionamento de restaurantes à noite, e abertura de parques e museus, a Região das Hortênsias é uma das mais impactadas no Estado pelas flexibilizações, justamente pela concentração de atrativos deste tipo. Segundo a Associação dos Parques e Atrativos da Serra Gaúcha (Aspag), todos os mais de 15 estabelecimentos associados retomam as atividades completamente neste fim de semana. A maioria já estava funcionando, mas agora conta também com a liberação das atrações em ambientes fechados. 

Os parques precisam respeitar 25% da capacidade, tanto em espaços abertos quanto fechados, 
exclusivamente para locais com Selo Turismo Responsável. Os museus também podem abrir ao público, com limite de 25% da capacidade, e grupos de no máximo seis pessoas por monitor, mediante agendamento.    


Renato Fensterseifer / Divulgação


De acordo com o vice-presidente da Aspag,
Renato Fensterseifer Junior, desde que o Estado começou a anunciar as primeiras flexibilizações para o setor, a procura dos turistas já se iniciou.              

— É muito rápida a retomada. O trade como um todo defendeu a reabertura porque entende a importância destas atrações funcionando, pois é o que faz os turistas se deslocarem para a região — destaca Renato. 

O representante do setor acrescenta que, desde o início da pandemia, os estabelecimentos investiram bastante em protocolos de segurança e treinamentos das equipes, assim como em e-commerce. As vendas pela internet auxiliam a evitar formação de filas nas bilheterias. 

— A fila do lado de fora do estabelecimento é mais difícil de controlar, mas a busca por compra antecipada aumentou bastante. É um processo de mudança de cultura que ocorre ao longo do tempo. Mas, nessa retomada, percebemos que o cliente está mais atento a isso, mais familiarizado com o e-commerce — compara o vice-presidente da entidade e também diretor do Alpen Park de Canela. 


Reflexo na hotelaria 

Com o retorno de abertura de parques, museus, e dos restaurantes também à noite, o Sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur Serra Gaúcha) já registra incremento no setor. De acordo com Lisa Gottschalk, gerente executiva do Sindtur, as reservas hoteleiras estão aumentando, mas não chegam ao limite de capacidade que é 30% sem selo Turismo Responsável, e 50% com o selo. 

— Acreditamos que nos próximos dias teremos uma maior procura, assim como já estamos tendo depois das alterações de protocolo. Vamos intensificar os cuidados para que possamos abrir sempre — afirma a representante do setor. 


Confira a reportagem original em GZH





Comentários