Atleta paralímpico arrecada 500 kg de alimentos após correr por sete horas em Rio Grande

Uma campanha beneficente juntou 500 kg de alimentos para doação em Rio Grande, na Região Sul do Rio Grande do Sul, na sexta-feira (23). A iniciativa foi de um shopping da cidade, em parceria com um ultramaratonista paralímpico, deficiente visual.

Reprodução RBS TV


O atleta Vladmi dos Santos, de 50 anos, percorreu 56 km em uma esteira durante sete horas. Para cada mil metros percorridos, o centro comercial Praça Rio Grande Shopping doaria 1 kg de alimento. Doações de clientes completaram a meia tonelada.

"Foi um desafio que eu fiz com o maior prazer. Sete horas na esteira, realmente, não é uma coisa fácil", disse Vladmi.

A ideia inicial era arrecadar água para hospitais. Entretanto, o maratonista destacou que a quantidade de pessoas pedindo por comida nas ruas o sensibilizou a focar na arrecadação de alimentos.

"Neste momento, da pandemia, a gente tem que unir forças, fazer o bem e ajudar o próximo", afirmou.

Os alimentos arrecadados serão doados para o Banco de Alimentos e ao projeto Mesa Brasil. As entidades distribuirão os produtos para famílias carentes de Rio Grande.

Experiência

Sem o sentido da visão e concentrado na corrida, Vladmi conta como a audição o ajudou a seguir no desafio.

"Cada vez que eu escutava alguém doando alimentos, sacolas e até cestas básicas, isso me motivava mais para chegar até o fim", relatou.

O atleta está treinando para uma competição no deserto da Namíbia em outubro. No país do sul da África, Vladmi vai percorrer 250 km em sete dias no ambiente árido do local.



Confira reportagem original no site do G1 e veja o vídeo da RBS TV

Comentários