Das grandes cidades gaúchas, Passo Fundo é a que mais vacinou sua população

Entre as cidades gaúchas com mais de 100 mil habitantes, Passo Fundo é a que mais vacinou contra o coronavírus: 13,5% da população, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) disponibilizados em novo painel com estatísticas vacinais. A seguir, estão Porto Alegre e Canoas.

Na lista das cem maiores cidades, Santa Maria tem o pior desempenho: vacinou apenas 2% de sua população, segundo os dados estaduais. Depois está São Leopoldo, com apenas 3,9% dos habitantes imunizados.



O município gaúcho que proporcionalmente mais vacinou sua população é a pequena São Valério do Sul, no Noroeste gaúcho, que já aplicou a primeira dose em 40,2% de seus 2,7 mil habitantes.

Do outro lado, Lagoão, no Vale do Rio Pardo, é a cidade que menos vacinou sua população em todo o Rio Grande do Sul. Dos 6,4 mil habitantes, 1,2% receberam a primeira dose, e ninguém recebeu a segunda, conforme os dados informados à SES.

O governo do Estado reconhece que dados podem estar defasados porque algumas prefeituras não atualizam as informações sobre a população vacinada no sistema. Segundo a SES, "há um sistema online, que é do Ministério da Saúde, onde os municípios digitam direto" os dados dentro de um prazo de até 48 horas. "Eventuais erros ou diferenças devem ser corrigidos pelos municípios", informa a secretaria, reforçando que apenas dá divulgação aos dados desta plataforma do ministério.

Por sua vez, gestores municipais vêm relatando que faltam servidores da saúde para aplicar injeções, atender doentes e ainda preencher os dados nas planilhas.

A prefeitura de Porto Alegre informa que mantém o próprio "vacinômetro" no seu site oficial, onde afirmava, até o fechamento desta matéria, que 17,2% da população foi vacinada. Já a prefeitura de Santa Maria explica que, em função de o sistema de abastecimento de dados sobre a vacinação contra a Covid-19 do governo do Estado apresentar constantes instabilidades, neste momento, a atualização deixou de ser feita, mas que disponibiliza o Vacinômetro SM, com dados da aplicação das doses no município. Contabilizava, até o início da tarde deste sábado (3), cerca  de 20% dos moradores já vacinados com a primeira dose.

Com informações de GZH




Comentários