Google agora mostra onde encontrar vacina de Covid no Brasil

“Vacina Covid perto de mim”. A partir desta sexta-feira (30), quem procurar por isso no Google vai encontrar postos de vacinação nas 30 maiores cidades brasileiras. A informação passa a aparecer no mecanismo de busca e no Google Maps, e chegará em breve ao aplicativo Waze. A busca pelo tema aumentou cinco vezes desde o começo de 2021 no mundo.

A empresa apresentou o novo recurso com exclusividade ao site TechTudo. Para chegar a este resultado, ela conta com informações repassadas pelas secretarias de saúde. Ao todo, o sistema já mapeia 1,8 mil pontos de vacinação espalhados pelo país.



Divulgação


O recurso funciona com as pesquisas por ”vacina covid perto de mim”, “vacina covid” ou “onde vacinar contra covid na [cidade]”. Ao lado dessas informações, serão incluídos também detalhes como o acesso ou não a grupos específicos, a disponibilização da modalidade drive-thru ou a necessidade de agendamento.

O gigante da tecnologia recomenda que os usuários também verifiquem instruções nos sites das autoridades de saúde. Cada posto de vacinação exibido no Google Maps, por exemplo, conta com o botão “Site” que leva para uma página oficial da autoridade de saúde com outros detalhes. O endereço da prefeitura do Rio traz orientações como os dias e horários de funcionamento, ou ainda a faixa etária e público-alvo da vacinação naquela região.

“É importante ressaltar que esses dados variam de acordo com o município e podem mudar com bastante frequência, estando sujeitos às instruções disponibilizadas publicamente por cada autoridade local de saúde”, explica por nota Wilson Rodrigues, gerente de parcerias do Google para a América Latina. Ele recomenda conferir as informações no site oficial do órgão de saúde pública.

Chegar a este resultado requer forte investimento não apenas em tecnologia, mas também em pessoas, pois o TechTudo apurou que nem todas as pontas do programa de imunização contra a Covid-19 são informatizadas. O Google se compromete com a constante atualização das informações.

A empresa está trabalhando para levar o recurso a mais cidades. “Na maior parte do Brasil, as informações sobre os planos e postos de vacinação são divulgados a nível municipal e podem variar muito de acordo com a região”, explica Rodrigues.

A empresa lembrou que a exibição de postos de vacinação não inclui o recurso “tempo real”. Em outras palavras, não há como saber a quantidade de doses restantes numa determinada localidade.


Com informações do site Techtudo



Comentários