Nasa realiza em Marte o primeiro voo de drone da história em outro planeta

O pequeno helicóptero espacial Ingenuity, da agência espacial norte-americana, a Nasa, subiu aos céus de Marte às 11h50 (horário de Lisboa). A manobra era esperada com grande expectativa pelos controladores da missão, devido à fina atmosfera marciana.

Os primeiros dados recebidos informavam que tudo ocorreu como previsto e pouco depois chegou a confirmação de que o teste foi executado com perfeição.

As imagens transmitidas pela Nasa (veja o vídeo abaixo) mostram a equipe comemorando, depois de ter recebido as primeiras informações e um pequeno vídeo, registrado pelo rover Preserverance, revelando o pequeno voo do Ingenuity.

De acordo com a equipe da Nasa, o helicóptero fez um curto voo vertical e subiu a uma velocidade de 28 metros.



Foi o primeiro voo motorizado e controlado em outro planeta, que ajudará a agência espacial americana a coletar dados sobre as condições no Planeta Vermelho.

Engenheiros da agência espacial americana comemoraram o sucesso do voo. "O Ingenuity relata ter realizado aceleração, decolagem, voo, flutuação, descida, pouso, aterrissagem", foi o anúncio ouvido no Centro de Controle de Missão da Nasa.

"Agora podemos dizer que os seres humanos voaram em uma nave roteada em outro planeta", anunciou a gerente do projeto do Ingenuity, a engenheira MiMi Aung.

É a primeira vez que um objeto voa na atmosfera de um outro planeta. O drone ficou 39 segundos no ar e, para a missão ser bem-sucedida, precisava pousar. E aí Mimi rasgou o discurso que tinha escrito para um eventual fracasso.

Na Terra, um drone hoje em dia é tão comum para a gente que, em primeiro lugar, a gente esquece quanto tempo demorou para inventar. E, em segundo lugar, quando ele começa a voar, ele não está voando no nada, mas numa piscina de ar – as hélices empurram o ar para baixo para que ele possa subir.

Lá em Marte tem só 1% do ar que tem na Terra. Então os engenheiros tiveram que fazer um drone que é muito mais leve, as hélices giram muito mais rápido e é todo computadorizado, e tiveram que fazer centenas de testes num ambiente que imita a atmosfera marciana para que ele pudesse pousar em segurança.

O robô Perseverança gravou o vídeo histórico. O carrinho tem a missão de achar sinais de que já houve vida em Marte. Ele e o drone foram mandados juntos para servirem de espiões no planeta vermelho.

O drone, apelidado de Engenhosidade, vai poder mandar fotos. Essa foi a primeira que tirou da sua própria sombra.

Mimi diz que nas próximas duas semanas vão ser outros quatro voos - e eles querem ser ousados, voar cada vez mais alto e mais longe, porque o principal objetivo é juntar informação para os engenheiros na Terra desenvolverem outros objetos voadores para Marte.

Mimi mandou uma mensagem especialmente para as meninas que sonham em ser engenheiras: “Não deixe que ninguém te convença que você não consegue”.

Quem assiste a uma cena como a de Santos Dumont com o 14 Bis se pergunta: será que ele imaginaria que estaríamos assistindo a isso em Marte?


Ingenuity

O Ingenuity é um mini helicóptero ou drone com pouco mais de meio metro de altura e com um peso de 1.800 gramas.

Composto com duas hélices de 1,2 metro, feitas de uma fibra de carbono ultra leve e com um corpo cúbico, o drone espacial tem uma fonte de alimentação composto por um painel solar que carrega três pequenas baterias de Lítio. 

Desde que aterrissou no solo marciano, o Ingenuity passou por várias fases, desde a resistência às baixas temperaturas, às poeiras marcianas e a uma atualização do software. 

Agora, depois desse teste bem-sucedido, os operadores da missão já estão de olho no próximo objetivo, um curto voo do drone da Nasa, que tentará fazer um pequeno trajeto oval, em um deslocamento horizontal de 30 metros, a partir do local onde se encontra atualmente.



 Com informações da RTP - Rádio e Televisão de Portugal e site G1



Comentários