RS deve receber mais 400 mil doses da vacina de Oxford neste final de semana

O Rio Grande do Sul deve receber neste sábado (1º) mais 400 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. A informação foi confirmada à colunista Kelly Mattos, de GZH, pela Secretaria Estadual da Saúde, que estima distribuir o lote aos municípios a partir de segunda-feira (3).

Ainda na quinta-feira (29), outras 353.750 doses do imunizante chegaram ao RS. Além disso, até terça-feira (4), 32 mil da vacinas da Pfizer devem ser entregues para aplicação da primeira dose — o lote para a segunda aplicação deve ser disponibilizado cerca de 14 dias após a chegada da primeira remessa . Com isso, o Estado espera vacinar o grupo de comorbidades até o fim de maio.

Hoje, o Estado iniciou a imunização de parte desse grupo, que soma mais de 1 milhão de gaúchos. Em Porto Alegre, a vacina está sendo aplicada em 32 postos de saúde a pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais; gestantes e puérperas com comorbidades com 18 anos ou mais; portadores de deficiência cadastrados no Benefício de Prestação Continuada entre 54 e 59 anos; portadores de HIV dos 54 aos 59 anos.


Foto de Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini 


Segunda dose da CoronaVac

No entanto, não há previsão para chegada de vacinas da CoronaVac, que serão utilizadas, em um primeiro momento, para a segunda aplicação. Pelo menos 263 mil pessoas já poderiam ter tomado a segunda dose da CoronaVac no Estado, mas estão à espera de mais vacinas. O período indicado para receber a segunda imunização é entre 21 e 28 dias após a primeira dose.


Confira coluna original em GZH aqui

Comentários