Tratamento do Hospital do Clínicas usa tecnologia na recuperação de pacientes

Perda de força muscular, diminuição da massa óssea e fraqueza são alguns dos sintomas comuns aos pacientes que se recuperam da Covid-19 e em São Paulo, um tratamento desenvolvido pelo Hospital das Clínicas, vem sendo pioneiro em ajudar pessoas que tiveram sequelas do novo coronavírus.

O estudo, ainda em andamento, acompanhou 723 pacientes que venceram a Covid-19, mas que não se recuperaram completamente.


Foto: Reprodução/CNN


O objetivo da pesquisa é recuperar a força muscular e massa óssea perdidas durante o período de internação. Para isso, a médica fisiatra Linamara Rizzo Battistella, professora da Faculdade de Medicina da USP, conta com uma equipe multidisciplinar, desenvolveram um tratamento inédito no Brasil que trabalha funções motoras e cognitivas prejudicadas pela doença.

"Do ponto de vista das consequências, depois do período agudo e crítico, existe uma distribuição bastante ampla no corpo humano. Existem alterações no olfato, paladar, ansiedade, depressão, questão de deglutição e comando respiratório", diz Linamara

O robô usado no tratamento veio da Suíça e foi programado para cada paciente que apresenta dificuldade no andar. Se utilizando da realidade virtual, o equipamento busca estimular pacientes de maneira lúdica. 

Confira a reportagem original da CNN Brasil, incluindo o vídeo



Comentários