Chegada de novas doses de vacina contra a covid-19 ao Estado permite um avanço nos grupos e professores podem ser vacinados

A boa notícia é do site GZH, da jornalista Kelly Mattos: a chegada de uma quantidade considerável novas doses de vacina contra a covid-19 ao Estado permitiu um avanço nos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização. Conforme anunciou a prefeitura de Porto Alegre, teve início a imunização de pessoas com deficiência, já que o grupo de comorbidades foi atendido até a faixa etária de 18 anos. Em que pese ainda avance com alguma lentidão, a compra de vacinas por parte do Ministério da Saúde é uma realidade a ser comemorada neste primeiro semestre de 2021.

Tra Nguyen/Unsplash

A boa notícia para os professores, que merecem ser vacinados o quanto antes até mesmo pela relevância da atividade para o desenvolvimento de nossas crianças, é que o grupo de educadores é um dos próximos a ser vacinado conforme as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o plano da prefeitura de Porto Alegre, há na fila: pessoas com deficiência permanente (53.512), pessoas em situação de rua (3.000), população privada de liberdade (7.559), funcionários do sistema de privação de liberdade (1.965). 

Agora imagine um município que não possua presídios ou casas prisionais e, portanto, não tenha pessoas a serem contempladas naqueles grupos. Neste caso, restam somente o grupo de pessoas com deficiência e de população em situação de rua, e aí já poderá dar início a imunização de educadores.

Ainda conforme o Plano Nacional de Imunização, há também um regramento quanto à vacinação de quem trabalha com educação. Primeiro, serão vacinados trabalhadores da área do ensino básico (creches, pré-escolas, Ensino Fundamental, Ensino Médio, profissionalizantes e EJA). Depois, será a vez dos trabalhadores do Ensino Superior.

No caso de Porto Alegre, o primeiro grupo é estimado em 16 mil pessoas e o segundo, 12 mil. 


Comentários