Cidade de São Leopoldo vacinará professores e trabalhadores da Educação Infantil com doses remanescentes

Em live transmitida pela Prefeitura de São Leopoldo (foto), cidade da Grande Porto Alegre, neste domingo (2), o prefeito municipal Ary Vanazzi anunciou que o município irá utilizar as doses remanescentes diárias, as que ficam nos frascos abertos ao final do processo vacinação, para iniciar a imunização dos trabalhadores da educação, sejam estes professores, orientadores, coordenadores, pessoal do setor administrativo ou de apoio, como serviços de limpeza e alimentação escolar da educação infantil. A vacinação com as doses remanescentes deve começar já nesta semana, em planejamento que será organizado pelas secretarias municipais de Educação e Saúde.

Reprodução site Prefeitura de São Leopoldo 

Serão incluídos inicialmente profissionais da Educação Infantil, da rede municipal, conveniada e particular. A vacinação destes profissionais será em um local específico e agendado diretamente com as instituições, não alterando em nada o calendário diário de vacinação dos grupos específicos. Os secretários municipais Marcel Frison (Saúde) e Ricardo da Luz (Educação) participaram do anúncio.

“Estamos há meses batalhando para que trabalhadores da educação sejam incluídos como prioridade nesta etapa do Plano Nacional de Imunização, isso não foi feito pelo Governo Federal, então encontramos essa alternativa que não prejudica ninguém dos grupos prioritários e inicia a vacinação das escolas, o que é fundamental para a segurança dos trabalhadores e das famílias”, explicou o prefeito Ary Vanazzi.

O secretário Marcel Frison explicou durante a transmissão que no Plano Nacional de Imunização existe um critério que permite a utilização das doses restantes do dia em grupos subsequentes, e isso já estava ocorrendo. Parte da Guarda Civil Municipal já havia sido imunizada dessa forma, sem que isso significasse descumprir o regramento nacional, e antes de ser incluída as forças de segurança nas prioridades. Após aberto, cada frasco deve ser utilizado em até seis horas.

O secretário Ricardo da Luz reafirmou o compromisso do governo municipal que desde o começo da pandemia tem atuado para minimizar os efeitos sociais da pandemia, em especial na educação. “A Prefeitura de São Leopoldo garante a alimentação com a entrega de kits para as famílias dos estudantes desde o começo da pandemia, está garantindo internet gratuita para o acesso dos alunos e hoje anunciamos o início da vacinação dos trabalhadores da educação infantil”, observou o secretário.

Mais detalhes do cronograma de vacinação junto às escolas devem ser divulgados pela Prefeitura de São Leopoldo nesta semana.

Com informações do site da Prefeitura de São Leopoldo




Comentários