Drive-thru da Campanha do Agasalho já recebe doações em Porto Alegre

Com necessidade ampliada devido à crise econômica gerada pela pandemia de coronavírus, a Campanha do Agasalho 2021 começou a receber doações no formato drive-thru neste sábado (1º).

Além de cobertores e roupas em bom estado, o foco na ação estadual é a arrecadação de alimentos não perecíveis.

A facilidade do drive-thru é que a entrega de roupas e alimentos pode ser feita sem a necessidade de sair do carro. A equipe da Defesa Civil faz o recolhimento observando os protocolos sanitários adotados por conta da pandemia.


Foto Itamar Aguiar / Palácio Piratini


Em uma estrutura montada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), o acesso para entrega de doações é feito pela Avenida Borges de Medeiros, 1.501, bairro Praia de Belas. Os veículos chegam até a tenda montada pela Defesa Civil, e o condutor pode deixar as sacolas sem descer do carro - os servidores buscam o volume no porta-malas.

Entre 9h e 10h, apenas três automóveis foram ao local. A entrega foi rápida. Não houve qualquer fila.

O major Adriano José Zanini, coordenador regional da área metropolitana da Defesa Civil, afirma que o início da campanha do agasalho costuma ter movimento mais discreto. Contudo, alerta que esse é o ano com maior demanda que tem lembrança.

– Sempre tivemos aqui no Estado a campanha de arrecadação. Agora, neste último ano a condição se agravou. A quantidade de pessoas que precisam de assistência aumentou. É uma das campanhas mais importantes da última década - reitera.

O major afirma que o pedidos das gestões municipais também foram ampliados. O maior pedido são por cestas básicas:

– A arrecadação caiu e a demanda aumentou. Duplicou, até triplicou a procura por alimentos em algumas cidades.

A bancária Luana Diehl Severo, 36 anos, chegou às 10h e deixou três sacolas com agasalhos. Ela afirma doar todos os anos, pensando na demanda dos temporais que geram frequentes alagamentos.

– Não é só pelo inverno. Os pedidos de ajuda sempre crescem nas enchentes, por isso eu trago já no início da campanha - explica.

A farmacêutica Rafaela Fehse, 46 anos, levou mantas, edredons e cobertores.

– É humano, da natureza da gente doar. Ter amor ao próximo, se não a vida não vale nada - disse, enquanto pedia para tirar uma foto com os organizadores da campanha.

Os agasalhos ficam em uma quarentena de 72 horas, para evitar a disseminação do vírus da covid-19.

Neste sábado, a ação ocorre até as 15h. De segunda a sexta, o ponto segue com atendimento no drive-thru em horário comercial.

Além do Caff, as pessoas podem contribuir com doações no Palácio Piratini, Rede Zaffari, Bourbon e Moinhos Shopping, sedes do Sesc e quartéis da Brigada Militar e dos Bombeiros.


Com informações do site GZH




Comentários