Porto Alegre recebe Fonte Talavera, no centro da cidade, revitalizada por parceiros privados

A Fonte Talavera de la Reina, tradicional ponto de visitação da capital gaúcha, situada no centro da cidade em frente ao Paço Municipal, foi devolvida aos porto-alegrenses nesta semana, totalmente renovada através de parceria com a iniciativa privada. O projeto integra o plano de revitalização do Centro Histórico, uma das prioridades da gestão. 

“A Capital tem grandes empresas e estamos muito orgulhos dos nossos parceiros, que estão ajudando a transformar nosso município. A entrega da Fonte Talavera reforça o nosso compromisso de revitalizarmos o Centro Histórico. Além de embelezarmos a cidade, estamos trabalhando para devolver a alma de Porto Alegre”, disse o Prefeito Sebastião Melo.

A restauração foi feita através de doação do Grupo Zaffari e Incorporadora e Construtora Melnick, que contrataram a empresa Athena Urbanismo para a realização da obra. Além da recuperação da Fonte, seis bancos doados pela empresa De Lazzari Mobiliário Urbano foram colocados na Praça Montevídeo. 

Fotos deste post: Giulian Serafim e Mateus Raugust / PMPA



Revitalização

Foram substituídas as pedras portuguesas brancas e pretas e os 2,8 mil ladrilhos hidráulicos mais danificados. Feitos reposicionamento, retirada e pintura do gradil, além da retirada da vegetação existente, manutenção da pintura dos seis refletores e dois postes de iluminação, instalação de sistema de irrigação e plantio do novo paisagismo. “O sistema de irrigação agora é automático, trouxemos um sistema americano que permite que esse processo seja programado”, explica o diretor da Athena Urbanismo, Raphael Gonçalves

A nova irrigação e as espécies escolhidas, que não requerem tanta manutenção, permitirão que o jardim ao entorno da fonte permaneça bonito o ano inteiro. Houve ainda a substituição das duas bombas para o perfeito funcionamento do chafariz. “A Melnick, com seus 50 anos de atuação concentrados em Porto Alegre, e com seu propósito de mudar o jeito de morar e viver das pessoas, tem como compromisso a atuação e contribuição na qualificação de espaços públicos. A revitalização da Fonte Talavera foi mais uma iniciativa”, comenta a gerente de lançamentos Melnick, Claudia Lima.

Para o diretor do Grupo Zaffari, Claudio Zaffari, é muito significativo para a empresa dar essa contribuição para o embelezamento da cidade. “A Fonte serve como símbolo da importância que essa administração está dando para a recuperação dos espaços públicos. Entendemos que essa não é uma missão só do prefeito, mas de todas as empresas e pessoas que usam e vivem em Porto Alegre”, salienta. 




A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, reforça que esse é apenas o primeiro passo no projeto de embelezamento da cidade visando os 250 anos. “Estamos buscando parceiros também para a pintura do Paço Municipal. Com o apoio de todos, vamos fazer com que o porto-alegrense volte a ter orgulho da cidade e possa aproveitar mais os espaços públicos a partir dessa união de esforços do público com o privado”, afirma. 


Sobre os bancos

Os bancos da De Lazzari Mobiliário Urbano possuem três lugares cada um. Eles são totalmente de concreto e com design assinado pelo arquiteto e sócio da empresa Bruno De Lazzari. “ Escolhemos esse modelo, pois possui um concreto mais resistente, excelente acabamento e os agregados finos diminuem a permeabilidade, mantendo por mais tempo o aspecto original”, explica o sócio proprietário da empresa, Antelmo De Lazzari.





História da Fonte

A Fonte foi um presente da colônia espanhola em 1935, por ocasião da comemoração do centenário da Revolução Farroupilha. O monumento foi criado pelo ceramista talaverano Juan Ruiz de Luna, no ano de 1855. Tombada como patrimônio do município em 1979, em 2000, passou pelo primeiro processo de restauração, com pintura e recuperação de partes quebradas. Em 2005, após um movimento de protesto de carroceiros, a cuba superior do chafariz foi danificada. A revitalização começou em 2007 e foi concluída em 2008, até então última recuperação feita na Fonte.


Novo diretor na Cultura

Durante cerimônia de reabertura da Fonte, o prefeito Sebastião Melo anunciou o ex-vice-governador Vicente Bogo, como novo diretor do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, localizado no bairro Cidade Baixa.

Licenciado em Filosofia e Psicologia e Pós-graduado em Educação com Especialização em Administração Escolar, Filosofia Política e Sociologia, Bogo já lecionou em todos os níveis de ensino. Foi deputado federal constituinte, vice-prefeito de Santa Rosa, e vice-governador do Rio Grande do Sul de 1995 a 1998. Enquanto vice-governador, dentre outras contribuições, estruturou o Programa de Revitalização da Metade Sul do RS.




Com informações da Prefeitura POA


Comentários