Com 526,5 mil doses, maior remessa de vacinas da AstraZeneca chega ao RS

Chegou mais um reforço para a campanha de vacinação contra a covid-19 no Estado. De acordo com o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul recebeu 526.500 doses de Oxford/AstraZeneca na manhã desta segunda-feira (21). É a maior quantidade do imunizante a ser enviada ao RS em um só lote. As ampolas chegaram no Aeroporto Internacional Salgado Filho às 9h40min, no voo AD 4515.


Gustavo Mansur / Palácio Piratini


A Secretaria Estadual da Saúde (SES) ainda não detalhou como será a distribuição das doses, mas estuda a possibilidade de não repassá-las imediatamente aos municípios, reservando-as para serem aplicadas como segunda dose.

Na sexta-feira (18), o Estado distribuiu aos municípios gaúchos 253 mil doses de CoronaVac e Pfizer, pertencentes aos lotes que haviam chegado ao RS no mesmo dia. Uma nova remessa de 526.500 doses de vacina Astrazeneca/Fiocruz chegou na manhã desta segunda-feira (21/6). O voo AD4515 pousou às 9h45 no aeroporto de Porto Alegre. De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, essas doses deverão ser utilizadas para a segunda aplicação.

Mas não serão distribuídas imediatamente. O lote irá para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, para distribuição às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) e aos municípios em momento oportuno.

A mobilização para dar continuidade à campanha de vacinação contra Covid-19 seguiu neste domingo (20/6). Em Júlio de Castilhos, na região central do Estado, profissionais de saúde foram até a casa das pessoas para aplicar a vacina. Na mesma região, também houve vacinação em Santiago na manhã deste domingo (20).

O Rio Grande do Sul já aplicou 4,1 milhões de primeiras doses da vacina contra a Covid-19, o que representa quase 50% da população gaúcha acima de 18 anos. De segundas doses foram 1,6 milhão de vacinas aplicadas, e 18% da população.

Com informações do Diário Gaúcho e Governo RS



Comentários