DICAS: Dia dos Namorados na pandemia. Todo cuidado e muita criatividade, veja sugestões

Mais uma vez, pelo segundo ano consecutivo, o Dia dos Namorados exige todo cuidado, em meio a uma pandemia - ainda mais no Brasil que está chegando a quase meio milhão de mortos pela Covid-19. Não é preciso desesperar-se, mas sim, é necessário proteger-se. 15 meses depois, ainda não é o momento de sair, fazer festa e nem encontrar as outras pessoas. Talvez seja, inclusive, a ótima desculpa para você se recolher e ficar somente com o seu amor neste sábado. Reunimos neste post algumas dicas e informações interessantes - e outras bem úteis para você comemorar a data romântica. Lembrando que não é preciso surpresas e ideias mirabolantes. Muitas vezes, o mais simples e aconchegante é o mais gostoso, no aconchego da sua casa.    




Qual é a origem do Dia dos Namorados no Brasil?

Diferente do que acontece nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados no Brasil é celebrado em 12 de junho. Isso acontece desde o ano de 1948, por iniciativa do publicitário João Doria (exato, o pai do atual governador de São Paulo). Contratado por uma loja para ajudar a melhorar as vendas em junho - considerado até então um mês fraco para o comércio - Doria encontrou nele a oportunidade de melhora. Criou uma propaganda que tinha como slogan: “Não é só com beijos que se prova o amor!”. A propaganda ficou famosa rapidamente e ganhou, inclusive, o título de melhor do ano segundo a Associação Paulista de Propaganda.

A data foi escolhida por ser véspera do Dia de Santo Antônio, famoso por ser o santo casamenteiro. Contudo, só começou a ter a aderência de outras regiões do Brasil no ano seguinte. Hoje, o Dia dos Namorados é tão popular que virou parte da cultura dos brasileiros. Se tornou, inclusive, uma das melhores datas para o comércio no Brasil ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

Curiosidade à parte, nos Estados Unidos e na Europa o Dia dos Namorados é chamado de Valentine’s Day - Dia de São Valentim, em português - e celebrado no dia 14 de fevereiro.


Dia dos Namorados na quarentena: como comemorar

Embora o isolamento social tenha mudado a forma de celebrar datas importantes do ano, como aniversários e Dia das Mães, também criou novas possibilidades. No Dia dos Namorados, pode se tornar a oportunidade que você precisava para dar um show de criatividade e romantismo. Afinal, essa é uma data que não deve ser esquecida e, além do mais, existem várias formas de celebrar o amor. Ainda dá tempo de se reinventar neste dia 12 de junho.

Confira algumas ideias, mesmo que a quarentena possa desafiar o relacionamento porque coloca você mais perto da pessoa que você ama, se já dividem o mesmo teto. Mas isso não é motivo para deixar que o clima esfrie nem mesmo no Dia dos Namorados, não é mesmo?


Para tornar o clima mais leve e romântico em casa você pode apostar em algumas destas dicas:

1. Convidar seu amor para assistir um filme juntos

Maratonar os filmes e séries preferidos de vocês é uma ótima pedida para curtir o Dia dos Namorados em grande estilo. É só caprichar na pipoca e pegar um cobertor bem quentinho.

2. Fazer um circuito de declarações pela casa

Espalhar bilhetes românticos, fotos e outros agrados pelos cômodos da casa, certamente, é de impressionar o seu par. Melhor ainda se os mimos puderem ser encontrados em diferentes momentos do dia.

3. Levar café da manhã na cama

Montar uma bandeja recheada de doces, salgados e bebidas que seu parceiro ou parceira gosta é outra ótima pedida. Se quiser fazer diferente, encomende de uma floricultura que ofereça o serviço. Só não se esqueça de incluir junto uma foto dos dois e um bilhetinho romântico, claro. A surpresa estará garantida.

4. Preparar um jantar romântico (ou simplesmente comprar um kit para namorados)

A quarta dica é o tradicional jantar de Dia dos Namorados, que pode ser providenciado via delivery ou, então, com os dois juntos na cozinha caso gostem de cozinhar. Alguns restaurantes estão vendendo kits para namorados que incluem até mesmo talheres, pratos e velas. Vale a pena investigar as opções disponíveis nas redondezas de onde moram.


Para casais que estão longe um do outro, e que ainda não dividem o mesmo teto

É verdade que o Dia dos Namorados combina muito com um jantar romântico no restaurante preferido de vocês ou com aquele passeio diferente. Mas o prudente isolamento social - se vocês são adeptos - não pode impedir que vocês possam encontrar outras formas para estar perto (e aquecer ainda mais o coração, do lado de dentro).

Veja algumas sugestões para comemorar o Dia dos Namorados a distância:

1. Convidar seu amor para assistir um filme junto com você com a ajuda da tecnologia

Com a ajuda da tecnologia é possível assistir filmes e vídeos junto com quem você ama, mesmo que essa pessoa não esteja ao seu lado fisicamente. Basta fazer uso de recursos como aplicativos ou extensões para o seu navegador. Aqui, vão três opções para transformar essa ideia em realidade:

Gaze: oferece a possibilidade de assistir filmes e vídeos pela internet e ainda ver a pessoa que está do outro lado da tela

Netflix Party: é uma extensão da Netflix para o Google Chrome que permite que se assista Netflix de modo remoto com alguém especial e tem até bate-papo

Rabbit: é um app que permite assistir filmes e séries online de serviços de streaming como Netflix e YouTube por videochamada, bastando ter assinatura em um deles.


2. Convidar sua outra metade para um jantar (por chamada de vídeo)

E quem disse que o jantar de Dia dos Namorados não pode acontecer a distância?

Sim, graças ao avanço da tecnologia, isso pode acontecer bastando que vocês tenham um celular ou outro dispositivo com conexão ativa com a internet. Agora, quanto ao cardápio ele pode ser criado ou comprado. Vocês podem combinar de preparar uma receita igual ou, então, pedir o prato preferido do casal no delivery e fazer uma chamada em vídeo para que jantem juntos. Afinal, quando existe amor a distância só é física.


3. Enviar um presente

A troca de presentes do Dia dos Namorados também é permitida na quarentena. Basta comprar o mimo pela internet ou fazer seu próprio presente e contratar um aplicativo de entrega para levá-lo até quem você ama. 

4. Fazer uma playlist com músicas que fazem você lembrar do seu amor

Também pode ser para lá de romântico aproveitar as oportunidades abertas por aplicativos de música como o Spotify para se declarar em uma playlist. É só montar a lista com as músicas que fazem você pensar no seu amor, incluindo aquelas que marcaram o relacionamento e as favoritas de ambos. Assim, um ouve aqui e outro lá curtindo o mesmo clima romântico juntos.


Então... 

Que o Dia dos Namorados - de novo - vai ser um pouco diferente todo mundo sabe, mas como todo desafio esconde uma oportunidade pode ser a data certa para surpreender. Esperamos que esse post tenha sido útil para inspirar um 12 de junho ainda mais especial para você e seu amor. 

Confira também a programação das lives no Dia dos Namorados.

Veja também esta reportagem da Record TV: como expressar e celebrar o amor em tempos de pandemia? Para muita gente, o isolamento vai reforçar o romantismo. Basta uma boa dose de criatividade. Assista:



Da redação da Rede #atitudePositiva com informações dos sites R7 e Accor 



Comentários