Festa junina é celebrada mais uma vez em casa e de forma virtual

Nesta quinta-feira (24) é celebrado o Dia de São João. Tradicionalmente, essa data deu origem ao termo Festa Junina pelo fato das comemorações serem realizadas no mês de junho. Esta é uma das justificativas. Segundo informações, outra teoria afirma ser uma homenagem direta à São João, data de nascimento de João Batista. Pelo segundo ano consecutivo, as festividades não poderão ser realizadas por conta da pandemia de covid-19.

Não querendo deixar umas das épocas mais animadas do ano passar em branco, algumas pessoas utilizaram a criatividade para desfrutar o momento em família. Foi o que pensou a jornalista Patrícia Belo. No ano passado, com as restrições ainda mais rígidas do que hoje, ela transformou a casa onde mora em um verdadeiro ambiente de festa junina. Segundo a jornalista, a ideia foi não deixar as filhas prejudicadas, por não ter a festa na escola onde elas estudam. Sendo assim, ela resolveu trazer as comemorações para dentro do lar.

“Nós não tínhamos o hábito de fazer festas juninas em casa, nós sempre participamos das festas juninas. Eu sempre ia na escola das meninas, que todo ano tinha, e nas festas juninas de bairro. Em 2020, por conta da pandemia, as escolas não fizeram quadrilha, não fizeram a festa junina. Com isso, as meninas iam ficar prejudicadas. Foi aí que eu tive a ideia de trazer a festa junina para dentro da nossa casa. Só participaram da festa a minha família: eu, meu esposo, minhas duas filhas e minhas duas irmãs, ambas do meu convívio diário”, disse ao portal de notícias Plox.

De acordo com Patrícia, a decoração foi toda preparada pela família e as comidas típicas também. Por conta do comércio fechado, naquela época, o que foi utilizado para decorar a casa foi comprado pela internet. Daí em diante foi só entrar no clima e curtir a festa junina em casa. “Nós nos caracterizamos, fizemos brincadeiras com as meninas, quadrilha, pescaria, jogos, as comidas típicas todas em casa feitas por nós. As poucas coisas de decoração, eu comprei pela internet porque o comércio estava fechado. A gente tomou todo o cuidado com a segurança que era exigida na época. Foi muito bacana e este ano vamos fazer de novo!”, descreveu.

Buscando também não deixar passar em branco em mais um ano, a equipe diretiva e pedagógica da Escola Estadual Nilza Luzia de Souza Butta, localizada no município de Ipatinga, em Minas Gerais, resolveu inovar neste período de festa junina. Segundo Luciene Souza Castro, diretora da escola, o “Arraiá Virtual” terá a participação de pais, alunos, professores e funcionários. “Uma live será transmitida ao vivo no canal da escola no YouTube, no sábado letivo, dia 26, a partir das 16h. Durante essa semana, os alunos estão entrando no clima de festa junina, estão engajados na gincana do Arraiá Virtual em que as tarefas são alusivas ao tema”, disse.

As tarefas envolvem tirar uma foto em um cantinho junino, preparar comidas típicas e saborear com a família, cair na dança em casa, contar causos e outras dinâmicas. Todas as tarefas estão sendo postadas para os professores, e fazem parte das atividades complementares da agenda escolar do 2º bimestre.


Comidas típicas

Além dos tradicionais balões, fogueiras e pescaria, uma das coisas que mais atraem os participantes de uma festa junina é poder saborear os vários tipos de comidas na festa. Tem para todos os gostos: rapaduras; amendoim; bolo de milho; cocada; canjiquinha; paçoca; pé de moleque; quentão; pastel; feijãozinho e canjicão. Essas iguarias estão quase sempre presentes nas festas. 


Instagram, Divulgação e Nara Fassi

Lives para animar São João

Em mais um São João sem fogueiras, quadrilhas ou shows, artistas do forró e ritmos derivados seguirão apostando nas lives virtuais pelo segundo ano consecutivo. Na programação iniciada na quarta-feira (23), o destaque ficou com Geraldinho Lins e Helton Lima, às 19h, na live do Motivo, e Elba Ramalho, João Lacerda e Samya Maia, às 20h30, no São João Bohemia, com transmissão no canal do São João de Campina Grande.

Nesta quinta-feira (24), é a vez de Geraldo Maia, às 18h, e Fafá de Belém, 20h - ambos em seus canais do YouTube. Na sexta-feira (25), Mastruz com Leite se apresenta no canal do Sua Música (horário a definir). O sábado (26) será cheio de opções: Tarcísio do Acordeon, às 17h, e Xand Avião com DJ Ivis, Nattan, Tato da Falamansa e Juliette Freire, às 20h - ambos me seus canais do YouTube - e Cavaleiros do Forró, às 20h30, no São João de Campina Grande.

Confira a programação preparada pelo Viver: 

Quinta-feira (24)

12h Brasas do Forró, Elifas Junior e 20 artistas da cidade de Caruaru, no YouTube da Mansão do Forró (youtube/mansaodoforro)

18h Geraldo Maia canta São João de antigamente em seu canal do Youtube (youtube.com/GeraldoMaiaOficial)

18h Coco de Ilú, Thomaz Playboyzinho, Rosimar LimaFagner Dias e Amandinha, no Instagram e no YouTube da Prefeitura de Paudalho

20h Fafá de Belém, com participação de Caju & Castanha, no YouTube da cantora (youtube.com/fafadebelemoficial)

20h30 Katia Cilene, Sirano e Sirino, Raniery Gomes, Niedson Lua e Geovane Junior, no youtube/osaojoaodecampina


Horário a definir Fulô de Mandacaru e Brasas do Forró, no youtube/suamusica


Sexta-feira (25)

18h Zeca Cirandeiro, da cantora Lili Mariscares e sua banda, de Ninho Pernambucano e Ricardinho do Forró, no no Instagram e no YouTube da Prefeitura de Paudalho

19h30 Banda Bicho de Pé e a participação do cantor Diogo Nogueira, no canal youtube.com/MBCanadianSchool

Horário a definir Mastruz com Leite e Eduarda Brasil, no youtube/suamusica


Sábado (26)

17h Tarcísio do Acordeon, no YouTube do artista (youtube.com/c/TarcisiodoAcordeon)

20h Carvalheira e Xand Avião na Fogueira, com participação de  DJ Ivis, Nattan, Tato da Falamansa e Juliette Freire, no YouTube de Xand (youtube.com/c/XandAviao)

20h30 Cavaleiros do Forró, Cascavel, Stella Alves e Fabiano Guimarães, no youtube/osaojoaodecampina

Horário a definir Limão com Mel, Cavalo de Pau e Mara Pavanelly, no youtube/suamusica.


Com informações do site Plox e Diário de Pernambuco


Comentários