LIVE: editor da Rede #AtitudePositiva estreia como apresentador voluntário na Fundação Projeto Pescar

Comemorando os 45 anos de existência da Fundação Projeto Pescar - ONG com atuação nacional que promove a formação socioprofissionalizante para jovens em vulnerabilidade social -, um grande projeto audiovisual está sendo lançado unindo diversos canais de comunicação: a TV Pescar, que vai gerar vídeos e lives sobre diversos assuntos ligados à atuação da entidade. Muitos conteúdos já estão no ar a partir deste mês de junho, disponíveis no canal de vídeo da instituição, e que vêm sendo produzidos desde 2019. A pandemia atrasou os planos da estreia da plataforma, mas agora o projeto está no ar e estreia oficialmente nesta quarta (16), com uma live comemorativa ao aniversário da Fundação Projeto Pescar.   

O jornalista Renato Martins é o apresentador voluntário do projeto: "há muito tempo que procurava uma organização para doar um pouco do meu trabalho e da minha experiência, mas vivia alegando falta de tempo de tempo para mim mesmo", revela o comunicador. Ao retornar da serra gaúcha, onde teve uma experiência como secretário de comunicação em Gramado em 2017 e 2018, procurou o superintendente da Pescar, Ézio Rezende, para se voluntariar. "O Renato Martins trouxe para o ecossistema da Pescar novas competências fantásticas. O seu profissionalismo e engajamento estão contribuindo para ampliar a comunicação dos  conhecimentos e das atitudes da Rede Pescar, que todos os dias transformam milhares de vidas", afirma Ézio.


Reprodução TV Pescar

Diversos vídeos gravados antes da pandemia com a direção e edição de Fábio Brun, da Brun Filmes, de Porto Alegre, que também doou uma parte de sua mão de obra de forma voluntária,  já estão disponíveis. Um deles acabou virando um arquivo histórico: uma entrevista até então inédita com Rose Marie Linck, a viúva de Geraldo Tollens Linck, fundador da Pescar. Rose foi presidente de honra da entidade até seu falecimento em abril de 2020. Dois meses antes, concedeu a sua última entrevista ao jornalista Renato Martins que está no canal da TV Pescar.

Lives comemorativas

Dentro das comemorações dos 45 anos da fundação, começa nesta quarta (16) uma programação de lives mensais com temas diversos, que também serão conduzidas pelo jornalista Renato Martins. A primeira traz como convidado especial o ex-sócio e fundador da XP Investimentos, Pedro Englert, para falar do tema “Inovação Disruptiva” (imagem neste post) e que será transmitida pelos canais oficiais - Youtube e Facebook da Fundação Projeto Pescar.

O trabalho voluntário de Renato Martins será como mediador do bate-papo entre Pedro Englert, o presidente voluntário da Fundação Projeto Pescar, Paulo Centeno, e todos os participantes da live. Na ocasião, será apresentado o Relatório das Atividades 2020, o novo site da Fundação, e a TV PESCAR. “Estamos conectados e cada vez mais engajados, investindo em capacitações e tecnologias digitais para atender milhares de jovens que nos procuram todos anos no Brasil”, esclarece Centeno, sobre a prática da inovação disruptiva, tema escolhido para o bate-papo com o Pedro Englert. "Vale lembrar que o nosso fundador, o Sr. Geraldo Linck, lá em 1976, foi muito disruptivo. Tudo começou em função dessa capacidade dele de vislumbrar um projeto com as dimensões do Pescar”, destaca Centeno, explicando que, para chegar aos 45 anos proporcionando uma formação socioprofissionalizante para jovens de todo Brasil, foi necessário que o Pescar também se capacitasse, se desafiasse e se propusesse a inovar chegando, hoje, no seu atual propósito: “o de conectar conhecimentos e atitudes para transformar vidas”.


A Fundação Projeto Pescar

Atualmente, o Projeto Pescar atende mais de 1.500 jovens por ano, distribuídos em 70 unidades, 9 estados e 40 municípios. Para tudo isso acontecer, cerca de 2.423 pessoas atuam na rede Pescar. E mais: são 135 empresas conectadas entre Mantenedoras Institucionais e Mantenedoras de Rede (vide anexo), 166 apoiadores Institucionais e de Unidades, 978 voluntários e 92 colaboradores na equipe técnica. “Desde a nossa fundação formamos 33.783 jovens formados, contudo, carregamos um desafio, que consideramos um legado dos nossos fundadores, que é o de trabalhar para ampliar mais e mais o atendimento aos jovens. Temos muito a fazer”, informa o Superintendente Ézio Rezende. 





Com informações da Redação #AtitudePositiva

Comentários