Lixo Zero: inscreva-se no maior evento sobre Resíduos Sólidos, com especialistas dos cinco continentes

Entre os dias 22 e 24 de junho, especialistas, gestores públicos, legisladores, consultores, empreendedores e acadêmicos estarão conectados no II Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, em Brasília. Neste ano, o congresso terá transmissão virtual de forma gratuita, para garantir a ampla participação dos estados e municípios. 

O evento contará com 250 palestrantes, sendo 24 palestrantes internacionais, e tem como objetivo disseminar o conceito Lixo Zero e unir os integrantes da sociedade, para que assim a meta Lixo Zero possa ser alcançada a nível municipal. 


O Congresso Internacional Cidades Lixo Zero oferecerá três dias de palestras e painéis com informações necessárias para subsidiar os gestores públicos e privados em suas decisões. A programação foi construída para difundir conceitos, dados, boas práticas e legislação vigente. 

Os convidados internacionais estarão engajados diretamente com profissionais locais com o objetivo de acelerar o alcance da meta Lixo Zero por meio dos casos de sucesso desenvolvidos em outras partes do mundo, como na Itália, Suécia, Espanha e em outros países experientes em ações de sustentabilidade. Investidores internacionais estarão atentos em conhecer a situação atual no Brasil e o melhor do que está sendo desenvolvido no país.

A Engenheira Sanitarista e Ambiental Paula Moletta e Embaixadora do ILZ em Porto Alegre, destaca que “Estaremos representando nossa cidade de Porto Alegre, com muito orgulho, pois sabemos o potencial de crescimento e desenvolvimento sustentável que ela possui. O conceito Lixo Zero mostra esses resultados que podemos ter”. E ainda ressalta: “O impacto do Congresso é muito importante, principalmente pela mobilização que gera entre todos os setores para essa jornada em busca da Meta Lixo Zero”.

A Administradora, Mestre e Doutoranda Thays do Nascimento, Embaixadora do ILZ em Porto Alegre descreve a importância desse debate: “todas as ações de desenvolvimento sustentável nas cidades devem estar alinhadas com as políticas públicas, é fundamental a integração entre a Sociedade e a Gestão Pública”.


Embaixadoras estarão em Brasília, representando Porto Alegre 

Nesta segunda edição do Congresso, Porto Alegre estará representada pelas Embaixadoras do ILZB, Paula Moletta e Thays do Nascimento, que foram convidadas a estarem presencialmente no evento em Brasília. Ocorrerá simultaneamente no formato online, para o público em geral.


Novidade do Congresso: Simulador Lixo Zero

O modelo atual de gestão e destinação de resíduos precisa ser repensado nas cidades, e o Instituto Lixo Zero Brasil criou um simulador gratuito para mensurar esse valor, criado exclusivamente para o evento. A ideia é apontar melhores opções de investimento e incentivar a criar iniciativas, rumo ao Lixo Zero. A pergunta que o simulador responde é: “Você sabe quanto o seu município gasta com a gestão de resíduos sólidos?”. 

Sem o conceito Lixo Zero, Porto Alegre gasta em média, mais de R$ 124 milhões de reais por ano (de acordo com o cálculo realizado no simulador), considerando a logística e a destinação final destes resíduos. Com o conceito Lixo Zero, esse dinheiro representaria, pelo menos, 30% mais escolas, mais hospitais, mais compra de viaturas, mais transporte público, mais saneamento, mais centros de lazer e esportes. 

O ILZB apurou que o Brasil produz 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, cerca de 200 estádios de futebol. A média seria de 450 quilos por habitante, neste período. Isso significa que a economia brasileira perde, anualmente, R$ 120 bilhões em produtos que poderiam ser reciclados. 


Dados da edição anterior 

Na primeira edição em 2018, o Congresso Internacional Lixo Zero reuniu mais de 3.500 pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Foram cerca de 120 horas de capacitação, 100 palestras e 300 convidados, com 26 representantes de 16 países. Na internet, o evento engajou mais de 10 mil pessoas.


O Movimento Lixo Zero

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos. 

É uma meta para guiar pessoas e instituições a mudarem as práticas para incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. 


Serviço: 

O quê: Segunda Edição do Congresso Cidades Lixo Zero

Quando: de 22 (terça feira) à 24 (quinta feira) de junho.

Onde: Online pelo www.cidadeslixozero.com.br

Inscrição:  pelo site www.cidadeslixozero.com.br, gratuito.

Público:  prefeitos, legisladores, gestores públicos, organizações-não governamentais, acadêmicos, empresários, empreendedores, estudiosos do tema e sociedade civil.


Com informações do Instituto Lixo Zero Brasil




Comentários