Nem SP, nem RJ: na 'briga do bem', RS é o que mais vacinou. Confira o ranking da imunização no país

Os governadores Flávio Dino (PCdoB) e João Doria (PSDB), além do prefeito Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro, deram início a uma "briga do bem" para ver quem consegue vacinar mais pessoas contra a covid-19 em menos tempo. Nas redes sociais, eles desafiam um ao outro, em tom de brincadeira, e ganham incentivo da população local. Mas, na prática, quem está vencendo essa competição é o Rio Grande do Sul, governado por Eduardo Leite (PSDB).


Imagem do site do Governo RS


Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o Rio Grande do Sul já tem 14,38% de sua população completamente imunizada contra a covid-19 — isto é, que recebeu as duas doses da vacina. Já São Paulo aparece um pouco aparece um pouco atrás, em terceiro lugar, com 12,94%, enquanto o Maranhão tem 7,99% (24ª posição). Veja o ranking completo abaixo.

Sozinha, a cidade do Rio já aplicou duas doses em 14,43% de sua população, mas compará-la aos estados não seria adequado porque a cobertura vacinal costuma ser proporcionalmente maior nas capitais, mesmo. Porto Alegre, por exemplo, tem 21,65% das pessoas completamente imunizadas, enquanto as cidades de São Paulo e de São Luís têm 13,33% e 10,74%, respectivamente.

Confira as posições ocupadas pelos 26 estados e o Distrito Federal no "campeonato" da vacinação:



Para esta competição — muito saudável —, a reportagem do consórcio considerou apenas os vacinados com duas doses. Isso porque, na prática, apesar de a primeira já conferir algum tipo de proteção, a imunização contra a covid-19 só está completa após a segunda, que não é dispensável.

Levando em conta o número de primeiras doses aplicadas, porém, a liderança passa para Mato Grosso do Sul, do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com 36,49%. Rio Grande do Sul vem logo atrás, com 34,31%, novamente duas posições à frente de São Paulo (30,96%). Já Maranhão aparece em 16º (25,39%).

Confira matéria completa e mais dados nop site do UOL


Comentários