Pai cria aplicativo para ajudar filho autista e outras pessoas com autismo a se comunicar

Inspirado pelo filho, Gabriel, que tem autismo, Wagner Yamuto, de 43 anos, criou o Matraquinha, um aplicativo de comunicação alternativa focado em ajudar crianças e adolescentes com autismo. O projeto não só foi criado inspirado pelo filho, mas como contou com a ajuda de toda a família. A esposa de Wagner, Grazyelle e o irmão, Adriano, também fizeram parte da elaboração do projeto.

Imagem site Razões para Acreditar

Wagner e Grazyelle se conheceram pela internet em 1998, 4 anos depois, em 2002, veio o casamento dos dois. O casal sempre sonhou em ter filhos e, então, decidiram adotar o Gabriel, de  12 anos, e a Thata, de 3. A adoção do Gabriel aconteceu em 2010 e a da Thata em 2018. Em ambos os casos as crianças tinham 10 meses quando chegaram na família.

Desde que chegou para a família, o desenvolvimento de Gabriel seguiu normal. Com a exceção de que ele não falava nada. Depois de meses de investigações e consultas, o menino foi diagnosticado com autismo. A fonoaudióloga Paloma Moreno, então, começou a trabalhar com a família, fazendo o fichário de comunicação do Gabriel.

“Esse fichário é um sistema de armazenamento de figuras para pessoas com autismo. Nele, existem ilustrações de objetos, alimentos e ações que deram a oportunidade do meu filho de se se comunicar com o mundo a sua volta”, explicou o pai do garoto, em entrevista ao portal Razões para Acreditar.

O fichário ajudou muito a comunicação de Gabriel, mas a família percebeu uma dificuldade: toda vez que ele queria expressar alguma coisa e o respectivo desenho não estava no fichário, o menino se sentia muito nervoso e frustrado. Por mais eficiente que o fichário fosse, era impossível trazer todas as imagens para ajudar o garoto a se comunicar.

Vendo isso, o pai decidiu fazer alguma coisa para expandir as possibilidades desse fichário. Primeiro ele tentou criar um site. Mas então se deparou com outro problema: não é sempre que é possível manter o celular ou tablet conectado na internet para conseguir acessar o fichário. Foi então que, em uma conversa com o irmão, Adriano, que é analista de sistemas, Wagner encontrou a solução perfeita: criar um aplicativo.

E assim os dois começaram a desenvolver o projeto. A Grazyelle, esposa de Wagner, que é administradora e educadora parental, logo entrou no desafio e começou a ajudar os dois com a produção do aplicativo. Depois de muito trabalho, a ideia finalmente saiu do papel e, hoje, o Matraquinha está disponível para ser baixado na Apple Store e no Globo Play. Com ele, jovens e crianças com autismo conseguem demonstrar o que pensam e sentem através das imagens.

“Foi por causa de situações como esta que decidimos criar o app. O Matraquinha pode estar no bolso da família inteira e nenhuma figura será perdida. Assim, damos oportunidade destas crianças e adolescentes terem mais autonomia e independência”, completou o pai.


Com informações da Revista Pais e Filhos




Comentários