Pesquisa da FIERGS mostra produção e emprego em crescimento na indústria gaúcha

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) divulgou nesta semana a Sondagem Industrial, uma pesquisa de opinião empresarial realizada mensalmente. O estudo apontou que, no mês de maio, a produção (52,6 pontos, contra 48,1 de abril) e o emprego (52,6 e 52,1, respectivamente) voltaram a crescer no Rio Grande do Sul.

Dimitry Anikin/Unplash


Essa foi a 11ª alta consecutiva do emprego nesse mesmo mês, sendo que os índices variam de 0 a 100 pontos, e valores acima de 50 representam avanços em relação a abril. “O resultado reflete o acerto na flexibilização gradual dos setores econômicos com o avanço da vacinação e as medidas de controle da pandemia”, diz o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.

No mês de maio, o volume de produção subiu em 27,5% das empresas consultadas e caiu em 17,4%. Já o número de empregados contratados mostrou elevação em 20,6% dos casos no mesmo mês, enquanto recuaram apenas em 9,2%.

De acordo com a Sondagem Industrial, cujo levantamento foi realizado entre os dias 1º e 14 de junho, todos os índices de expectativas para os próximos seis meses permaneceram acima dos 50 pontos e, com exceção das exportações, subiram em relação a maio. Isso evidencia um otimismo mais forte e disseminado entre as empresas, ressalta o presidente da FIERGS. Nesse sentido, os empresários gaúchos esperam crescimento da demanda (58,3 pontos), do emprego (53,7), das compras de matérias-primas (55,3) e das exportações (55,5 pontos).

Para visualizar a pesquisa completa, clique aqui.

Com informações do site O SUL



Comentários