Prefeitura de Porto Alegre lança campanha Pedestre Idoso 2021

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Gabinete da Primeira-Dama e Secretaria Municipal de Saúde lançaram a campanha Pedestre Idoso 2021 nesta semana. A ação, que faz parte do Programa Vida no Trânsito, tem como objetivo reduzir o número de lesões e mortes com envolvimento deste público, alertar a população sobre os riscos e sensibilizar os idosos para que desenvolvam o autocuidado quando estiverem em espaços públicos.

César Lopes/PMPA


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Porto Alegre é a cidade brasileira com a maior proporção de idosos na população, com 15,04% do total no ano de 2010. No trânsito, os idosos representam em média 25% do total de vítimas fatais. Dados estatísticos mostram que o percentual de idosos mortos, no período de 2012 a 2015, de acordo com a sua situação no trânsito era de 78,15% pedestres, 12,61% condutores e 9,24% ocupantes.

O evento será realizado no Paço Municipal, às 14h, e terá a presença do prefeito Sebastião Melo, da primeira-dama, Valéria Leopoldino, do secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia, do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Paulo Ramires, além de grupos de idosos que farão a divulgação da campanha, como o projeto Divas da Alegria, que visa auxiliar mulheres acima de 60 anos na superação de desafios, melhora da qualidade de vida, além de motivá-las a vencer as barreiras e incentivá-las ao despertar de novas oportunidade e experiências.


Com informações do site Mobilidade Porto Alegre




Comentários