Prefeitura elabora plano para incentivo do turismo na Capital em parceria com o Sebrae

Na tentativa de incentivar o turismo em Porto Alegre, a prefeitura da Capital e o Sebrae vem elaborando um estudo para elencar os pontos fortes da cidade e embasar estratégias para atrair o olhar de viajantes. Nesta quinta-feira (24), foi realizado o primeiro workshop "Plano de Marketing Turístico de Porto Alegre — Construindo Estratégias para o Turismo", para apresentar as três primeiras etapas do trabalho e a análise da situação atual da cidade enquanto destino turístico.

Reprodução/Internet

De acordo com a prefeitura, foi o Executivo que procurou o Sebrae, com a meta de construir um estudo que indique o que atrai turistas para a cidade e como o Executivo deve se posicionar para estimular o setor. A pesquisa é desenvolvida por consultores do Sebrae. 

Mais quatro workshops serão realizados para debater o plano. No último deles, previsto para 8 de julho, o resultado do estudo será detalhado. No encontro desta quinta, estiveram presentes representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), do Sebrae-RS, do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha), do Sindilojas e do Pacto Alegre.

— Porto Alegre tem potencial para tornar o turismo um forte eixo do desenvolvimento econômico. Cabe ao poder público atuar como articulador junto ao setor privado. O estudo que estamos desenvolvendo é fundamental para nortear nossas ações de forma estratégica — pontuou o secretário da SMDET, Rodrigo Lorenzoni.

Segundo o consultor do Sebrae-RS, Thomas Hartmann, os dados do estudo foram coletados junto a entidades de classes representativas ligadas ao setor. No primeiro momento, foi feito o levantamento de dados em relação ao número de viajantes que visitam Porto Alegre, quantos dias permanecem, de onde vêm, entre outros. A segunda parte consistiu em uma pesquisa online, que comparou Porto Alegre a outros polos tradicionais de turismo, como Gramado, Florianópolis, Curitiba e Buenos Aires.

— Além disso, analisamos como tais destinos se posicionam e como são avaliados pelos turistas em relação a atrações, hotelaria e restaurantes — explica Hartmann.

Por fim, foram ouvidos profissionais de diversos setores ligados ao turismo, como hotelaria, eventos, atrativos locais, operadoras e agências de viagens. De acordo com a coordenadora estadual de Economia Criativa e Turismo do Sebrae-RS,  Amanda Paim, a pesquisa apontou forças e fraqueza da Capital.

— Porto Alegre demonstra uma capacidade ainda pouco explorada de divulgação e promoção do turismo. Por outro lado, o estudo também revelou um grande potencial para os nossos cenários naturais, turismo esportivo, náutico e de eventos — analisa.

Com informações de GZH



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