Programa Creative é sancionado pela Prefeitura durante evento no Tecnopuc, em Porto Alegre

O Programa Creative, que tem o objetivo de incentivar o setor de inovação e alta tecnologia em Porto Alegre, foi sancionado pela Prefeitura durante evento no Tecnopuc, na avenida Ipiranga, na Capital. A solenidade contou com as presenças do prefeito Sebastião Melo, do vice-prefeito Ricardo Gomes, e representantes das universidades que assinaram a Lei Complementar do Executivo, que entrou em vigor nesta semana. O objetivo da lei é a atração de empresas e geração de emprego e renda para a cidade. 

César Lopes/PMPA

O Creative é chamado de Programa Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento de Setores Estratégicos de Alta Tecnologia. Segundo o prefeito Sebastião Melo, a inovação tem o objetivo de melhorar a vida da cidade e das pessoas. "Precisamos potencializar aquilo que já é excelência no município, em saúde, por exemplo, o mundo inteiro pode olhar para Porto Alegre", ressaltou.

De acordo com o vice-prefeito Ricardo Gomes, a ideia é fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica e instituições de ciência e tecnologia, além de difundir a cultura do conhecimento e inovação de setores estratégicos de alta tecnologia de Porto Alegre. "Para a atração de empresas e geração de emprego e renda, serão reduzidas para 2% as alíquotas de ISS. O benefício será disponibilizado para as empresas que obtiverem enquadramento e aprovação de seus projetos, mediante certificação, junto ao programa Creative a partir de janeiro de 2022”, disse Gomes.

Os setores considerados estratégicos de alta tecnologia são: fabricação e desenvolvimento em sistemas de telecomunicações, fabricação de equipamentos e serviços de informática, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, design em sistemas de tecnologia, laboratórios de ensaios e testes de qualidade, instrumentos de precisão e de automação industrial, biotecnologia, nanotecnologia, novos materiais e tecnologias em saúde e em meio ambiente. Outros setores produtivos também serão abrangidos quando seus produtos ou serviços forem baseados em atividades tecnológicas inovadoras.

A gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, Flávia Fiorin, explicou que o Programa Creative é extremamente estratégico, pois aproxima ainda mais as organizações e o ecossistema de inovação da gestão de Porto Alegre. "Estamos com elevada  expectativa dos potenciais resultados a serem gerados a partir do Creative", acrescentou.

Leandro Pompermaier, gestor de Relacionamento e Negócios do Tecnopuc, afirmou que é muito importante uma lei que incentive a inovação na cidade, porque fortalece movimentos como o Pacto Alegre e a Aliança para Inovação, que reúne Ufrgs, PUCRS e Unisinos. "O Tecnopuc está pronto para apoiar e fazer o que for necessário para potencializar o Programa Creative e todo o movimento em colaboração que envolve as universidades, as empresas, o governo e a sociedade", acrescentou.

Com informações do Jornal do Comércio



Comentários