Trensurb implementa barreira sanitária em Porto Alegre a partir desta quarta-feira

A estação Mercado da Trensurb, no Centro Histórico de Porto Alegre, recebe a instalação de uma barreira sanitária a partir desta quarta-feira (23). Durante a ação, que tem duração inicial de 30 dias, a Trensurb vai implementar uma estrutura para testagem rápida na própria estação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a UFCSPA.

Ingrid Souza/Trensurb

Através de uma câmera térmica, também será medida a temperatura corporal dos usuários do metrô. A tecnologia já é implementada pela empresa desde maio, também utilizada nos metrôs de São Paulo e Salvador e na barreira sanitária do Aeroporto de Porto Alegre. As imagens serão controladas por trabalhadores da estação Mercado. Pessoas que apresentarem alta temperatura corporal serão abordadas e encaminhados para o teste rápido de Covid-19.

"Com a tecnologia da câmera térmica, em 30 minutos, podem ser feitas cerca de 5 mil medições de temperatura corporal. Além disso, o equipamento, cedido para testes pelo Grupo Amper, é capaz de verificar informações como utilização de máscara, gênero e idade do passageiro", explica a companhia, em nota.

A testagem também será realizada aleatoriamente, que deve contemplar até 10% dos passageiros. No caso de resultado positivo, a Trensurb afirma que o indivíduo será encaminhado para atendimento médico.

A iniciativa é da prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a Trensurb, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com informações do Jornal do Comércio


Comentários