Brasil estreia contra a Alemanha no futebol masculino na Olimpíada 2020

Depois da estreia da seleção brasileira feminina de futebol ontem (21), com goleada sobre a China, o segundo dia das Olimpíadas de Tóquio marca a estreia do time masculino, que defende o ouro conquistado em 2016 no Rio de Janeiro, nos pênaltis, contra a Alemanha - curiosamente, a mesma adversária do jogo desta quinta (22), 8h30 (de Brasília), em Yokohama. 

Lucas Figueiredo/CBF


Alemanha x Brasil é um clássico do futebol que, desde 2014, em razão do 7x1, ganhou um novo peso. Nesta quarta (22), às 8h30, um novo capítulo desta história será escrito no Japão, fechando a primeira rodada do grupo D, que tem também a Costa do Marfim e a Arábia Saudita - eles jogam antes, às 5h30. Os dois primeiros avançam no torneio.

O palco olímpico tem uma contribuição grande para a história deste clássico, que aconteceu pela primeira vez em uma Copa do Mundo apenas em 2002 - cinquenta anos antes, em Helsinque, alemães e brasileiros já se encontravam em território olímpico. Naquela ocasião, deu Alemanha 4x2 Brasil. 

Depois vieram mais 3 encontros. Nos Jogos de 1984, pela fase de grupos, o Brasil ganhou por 1x0. Os outros dois jogos, em 1988 e 2016, foram, estes sim, icônicos. Pela semifinal dos jogos de Seul, em 1988, o Brasil se classificou com gol de Romário no tempo normal e atuação fenomenal de Taffarel na disputa por pênaltis. Os dois teriam vida longa pela seleção principal, mas o Brasil perderia o ouro para a União Soviética naquela edição. 

O outro duelo, claro, foi a final olímpica de 2016 no Maracanã, também decidida nos pênaltis, com Neymar e Weverton fazendo os papéis que um dia foram de Romário e Taffarel. E a conquista brasileira no Rio de Janeiro nos pênaltis, após o 1x1 do tempo normal, impacta diretamente na campanha de Tóquio 2020. Afinal, a pressão pela falta da medalha de ouro, até então inédita na modalidade, não existe mais. 

Assim, a expectativa é alta sobre o time de André Jardine, que não mostrou desempenho satisfatório nos amistosos preparatórios. Mesmo com a baixa de uma porção de jogadores não liberados por seus clubes, casos de Gérson pelo Olympique de Marseille e Pedro pelo Flamengo, o material humano brasileiro é compatível com o sonho do bi. Entre os destaques estão Richarlison e Douglas Luiz, já titulares pela seleção principal, Claudinho, Matheus Henrique e Arana, estrelas em seus clubes no Brasil, e Dani Alves, o mais experiente. 

A rodada

Brasil, Alemanha, Arábia Saudita e Costa do Mardim estão no Grupo D. Pelas outras chaves, México x França abrem o Grupo A, que também conta com Japão e África do Sul. O Grupo B parte com Nova Zelândia x Coreia do Sul e Honduras x Romênia, enquanto o Grupo C tem Egito x Espanha e Argentina x Austrália na primeira rodada.

Com informações da CNN Brasil



Comentários