Estudo aponta que Coronavac é 86,3% eficaz contra mortes por Covid

Pesquisa chilena comprova que entre aqueles que foram imunizados com as duas doses da Coronavac, a eficácia da vacina é de 65,9% para a prevenção da Covid-19, de 87,5% para a prevenção da hospitalização, de 90,3% para a prevenção de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e de 86,3% para a prevenção de morte causada pelo vírus.

Unsplash

O estudo chileno foi publicado nesta quarta-feira (7/7) no New England Journal of Medicine, um dos mais conceituados periódicos da medicina no mundo. Dessa forma, se tornou o primeiro estudo que comprova a efetividade da Coronavac publicado em revista científica. Os resultados podem servir de escudo para as críticas que a vacina da Sinovac tem recebido, inclusive no Brasil.

Até o momento, cerca de 55% da população chilena já foram vacinados com duas doses de imunizantes. Além da Coronavac, o país também aprovou o uso da Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Janssen e CanSino.

Os cientistas analisaram 10,2 milhões de chilenos, com idade a partir dos 16 anos e registrados no sistema nacional de saúde pública do país, totalmente imunizados com a Coronavac, que é a mais utilizada no país andino. O período de análise foi entre 2 de fevereiro e 1º de maio deste ano. A Coronavac foi aprovada para uso emergencial no país em 20 de janeiro e a campanha de vacinação começou no início de fevereiro.

Os cientistas que conduziram o estudo explicam na publicação que não focaram nos resultados de outras vacinas porque boa parte das publicações científicas sobre eficácia de vacinas tem se voltado para os imunizantes que utilizam a tecnologia do RNA mensageiro, como a da Pfizer e a da Moderna. “Nós nos concentramos nos resultados da vacina Coronavac porque representam o pilar da estratégia de vacinação no Chile”, justificaram.


Com informações do site Metrópole




Comentários