Mais municípios do RS iniciam ações em razão das baixas temperaturas

O frio mais intenso gerou uma corrente de solidariedade pelo Rio Grande do Sul. Com as temperaturas baixas, mais cidades do interior gaúcho resolveram criar ações emergenciais para abrigar pessoas em situação de rua.

Em Taquari, a prefeitura organizou um abrigo temporário. É a primeira vez que a iniciativa está sendo adotada no município e deve beneficiar, pelo menos, três pessoas que atualmente estão dormindo em locais públicos da cidade. O número de moradores de rua já foi maior em Taquari, mas alguns casos estão recebendo cuidados em instituições de saúde no momento. Serão oferecidas duas refeições diárias, janta e café da manhã. A comunidade pode ajudar doando roupas e alimentos na secretaria, localizada em frente à Lagoa Armênia, que irá disponibilizar diariamente vestimentas limpas a estas pessoas.

Unplash


Já em Butiá, as equipes da prefeitura entraram em contato com famílias atendidas pela pasta de Assistência Social, com o objetivo averiguar a situação durante esta semana.. Além disso, o Executivo está orientando os moradores de rua a utilizarem a Casa de Passagem Diná Moura Soares. Já foram distribuídas mais de 140 cobertas para famílias em vulnerabilidade social e outros 70 acolchoados foram confeccionados dentro de um projeto municipal.

No Litoral Norte, a prefeitura de Capão da Canoa está realizando busca ativa para localização e identificação das pessoas que estão fora de casa. O município comprou 20 vagas em alojamento, as quais já estão ocupadas para acolhimento das pessoas que estão em situação de rua. Nova ação está sendo realizada em conjunto com a secretaria municipal de Educação, que disponibilizou o espaço para acolhimento do possível aumento dessa demanda neste período de frio intenso.

Ainda na região, em Tramandaí o cuidado, além das pessoas, foi com os pets. Fo criada uma campanha para acolher os animaizinhos de rua. O município está construindo 50 casinhas de cachorro. A instalação será realizada nos locais mais críticos do município, acolhendo diversos cãezinhos necessitados.

Outra cidade que começou uma ação foi Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. Nesta semana, foi iniciada a Patrulha da Solidariedade. O objetivo é intensificar rondas pelo município para acolher esse público e encaminhá-los às casas de passagem. A prefeitura solicitou a ajuda da população com doações de colchões de solteiro, cobertores e outros itens. O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, salienta que os donativos vão auxiliar as pessoas a se acomodarem na casa de passagem durante a noite. Assim itens de higiene pessoal, colchões, roupas de cama, cobertores e agasalhos são bem-vindos.

Com informações do Jornal do Comércio




Comentários