Máscara com sensor pode detectar Covid-19 em 90 minutos

Uma máscara que pode detectar o vírus da Covid-19 em apenas 90 minutos já existe e foi notícia na imprensa em todo o mundo nesta quarta. O acessório foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Harvard e MIT. A tecnologia é tão precisa quanto um teste do tipo RT-PCR e não exige nenhuma intervenção do usuário além do pressionamento de um botão.

Pixabay

A máscara funciona com biossensores que detectam as partículas virais. "Através da própria respiração e após 1h30 que a pessoa aperta o botão, existe uma reação, assim como se faz o teste de gravidez, por exemplo, e em até 90 minutos se vai ter a resposta se tem a presença de partículas virais da Covid-19 ou não", disse Fernando Gomes, consultor médico da emissora CNN Brasil.

"Lembrando que esse resultado é dado pela parte de dentro da máscara, de modo que a pessoa tenha sua individualidade garantida. Não é que a pessoa põe a máscara e vai ficar todo mundo olhando pra saber se ela está com coronavírus ou não", completou o médico.

De acordo com os pesquisadores, a nova máscara é um método mais rápido e econômico para o diagnóstico da Covid-19. "A estratégia é o rastreio ativo. Não adianta se fazer um diagnóstico de coronavírus se eu não tiver um comportamento na sequência, que é tanto a pessoa contaminada quanto as que estão em volta se isolarem por pelo menos três semanas", detalhou Fernando Gomes.

Com informações da CNN Brasil, veja vídeo neste link




Comentários