Município do noroeste gaúcho vacina 100% da população com mais de 18 anos com pelo menos uma dose contra covid-19

A cidade de Porto Vera Cruz, no noroeste do Rio Grande do Sul, atingiu nesta semana a marca de 100% da população com mais de 18 anos vacinada contra covid com pelo menos uma dose. No total, 1.360 moradores já estão parcialmente imunizados.

Facebook Prefeitura Porto Vera Cruz

Em relação à segunda dose, mutirões estão sendo feitos para a aplicação das vacinas. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 42,9% da população já está com o esquema vacinal completo. Na sexta (23), começou também a vacinação dos adolescentes a partir dos 12 anos que tenham alguma comorbidade.

Um dos motivos dessa conquista, foram as doses extras de vacina que o município recebeu, na semana passada, por causa da fronteira com a Argentina. Essa foi uma medida adotada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de conter o avanço de possíveis variantes do coronavírus.

A secretária municipal de saúde, Glaucia Milani Carmona, diz que o empenho e a mobilização de toda a equipe da cidade foram importantes para concretizar a marca da vacinação.

— Nós fizemos um trabalho com os agentes comunitários de saúde, que mobilizou a equipe toda. Desde os motoristas que foram muito compreensivos em buscar as vacinas em Santa Rosa o mais rápido possível e às vezes fora do horário — explica Glaucia.

Após o recebimento das novas doses, o município passou a entrar em contato com cada morador que ainda não tinha recebido a vacina. Em alguns casos, os agentes chegaram a ir até as residências para facilitar o acesso ao imunizante. Segundo a secretária, um dos principais motivos das pessoas não terem ido se vacinar foi o compartilhamento de informações falsas sobre as vacinas.

— Teve casos em que além do agente de saúde e de mim, o médico precisou ir junto para explicar e convencer as pessoas sobre a necessidade da vacinação — completa.

Apesar do alcance, o município garante que vai continuar com todas as medidas sanitárias de combate ao coronavírus.

Com informações de GZH



Comentários