LIVE: nesta quinta (8), o Fórum #AtitudePositiva debateu as repercussões do gesto de "sair do armário"

Nesta quinta-feira (8), debatemos, a partir da surpreendente e rumorosa declaração do governador gaúcho Eduardo Leite sobre sua orientação sexual, as consequências político e sociais deste ato, em todas camadas e segmentos da sociedade brasileira. Na quinta (1/07), o jovem político de 36 anos que comanda o estado mais conservador e machista do país revelou em rede nacional que era homossexual. Em entrevista ao jornalista Pedro Bial, na Rede Globo, o governador disse que "tem orgulho de ser gay" e que não vê problemas nisso. "Assim como Barack Obama foi um presidente negro, eu sou um governador gay, e não um gay governador", afirmou Leite.

Nesta live propusemos uma análise ampla, desprovida de partidarismos ou fixados somente na corrida eleitoral para a presidência de 2022, para a qual, o governador pode ser um dos candidatos. Mas em que esse gesto contribui na luta LGBTQIAP+ no país? Qual a influência que um governante gay pode ter sobre uma comunidade que reluta em assumir sua orientação? Quais os prejuízos de saúde para quem não "sai do armário" e passa a vida inteira tentando fingir quem não é? E como estão as reações da população gaúcha e brasileira? No que isso pode mudar o cenário político do país?

Nossos convidados são:

Fábio Hoffmann, cientista político, graduado pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), possui especialização em Marketing, Direito Eleitoral e Partidário pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e faz Doutorado em Ciência Política Pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisador associado ao Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) e desenvolve estudos e pesquisas em cultura política, democracia e processos de democratização. Possui diversas publicações em periódicos científicos e veículos de informação.       

Mamede Simas Alves, psicólogo, especialista em sexualidade. Graduado pela Universidade da Amazônia no Pará em 2014, Pós-graduado em Avaliação Psicológica (IPOG) e Psicologia Sexual (UNYLEYA), Mestrando em Filosofia pela PUCRS realizando uma análise sobre a relação entre a travesti que se prostitui na rua e seu cliente. Atualmente trabalha em Santa Catarina na área clínica e social, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, identidade de gênero, transexualidade, abuso e violência sexual.

Michel Platini, fundador e presidente do Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos do Distrito Federal (CENTRODH) e coordenador da Aliança Nacional LGBTI no Congresso Nacional e é ativista de direitos humanos. Tradutor de LIBRAS, fundador do primeiro sindicato da categoria no Brasil. O CentroDH também organiza a Parada do Orgulho LGBTS de Taguatinga, cidade satélite do DF, sendo o segundo maior ato de Direitos Humanos da Capital Federal. Também responsável por diversas ações de promoção e defesa dos direitos humanos, como a diversas denúncias de transfobia, e LGBTfobia no sistema penitenciário da capital federal. Além de atuar também na promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência, dando visibilidade ao descaso com as pessoas com deficiência e a ausência de acessibilidade em espaços públicos. 

O 32º Fórum #AtitudePositiva foi ao ar simultaneamente no Facebook e no YouTube.

Confira nos links abaixo como assistir a live na íntegra:

Acesse e curta nossa fanpage. 

Acesse e inscreva-se no nosso canal de YouTube.


32º FÓRUM #ATITUDEPOSITIVA

Criação e apresentação: Renato Martins

Produção: Fernanda Vargas 

Técnica: Clóvis Andrade 

Apoio Kia Sun Motors, Tartoni Ristorante, Smartback, Instituto de Medicina do Esporte, Café do Porto, Ampla Vacinas e Lumi & Arts

Se puder, curta, comente, compartilhe para que mais pessoas possam ter acesso a essa rede de informações!

Contatos: redacaoatitudepositiva@gmail.com

Veja todas as nossas lives na íntegra em nosso canal do YouTube (aproveite para inscrever-se).

Siga nossos apoiadores no Instagram:

@kiasunmotors

@suzukisunmotors

@tartoni

@smartbackoficial

@lumiearts

@ime_medicinadoesporte

@cafedoporto95

@
vacinasampla

#Comunicação
#JornalismodeSoluções
#UseMáscara
Rede #AtitudePositiva #3anosnoar





Comentários