Roteiro turístico mistura lenda urbana, teatro e game em Porto Alegre

Apaixonados por Porto Alegre, os amigos e guias turísticos Tamara Dias e Evandro Costa colocaram o amor pela cidade no projeto Viva Mais Poa. Há quase um ano, a iniciativa da dupla busca tornar o turismo pela Capital diferente.

"A gente sempre teve a vontade de fazer um receptivo que tirasse o turista daquele papel passivo, em que ele fica só acompanhando e ouvindo alguém falar", explica Tamara.

Com essa ideia em mente, a dupla organizou passeios por pontos que pudessem interagir ativamente com o turista, seja por meio dos monumentos, da história ou com auxílio da representação teatral.

Viva Mais Poa/Divulgação


"Pensamos em três pilares principais que iriam nortear as nossas ações: teatro, storytelling e a gameficação", conta Evandro.

Um roteiro a pé por pontos de Porto Alegre que sejam cenário de lendas urbanas foi o escolhido para lançar a iniciativa. Chamado de Viva + Mistério, o passeio foi lançado em 31 de outubro do ano passado, Dia das Bruxas.

"Escolhemos as lendas que eram mais fortes no imaginário popular. Buscamos também essa relevância histórica através de autores, e a gente mapeou esse trajeto pensando no conforto para uma pessoa de 30 anos, mas que uma pessoa de 60, 80 também consiga fazer", detalha a guia Tamara.

Para reforçar a narrativa muitas vezes já conhecida pelo público, entra a intervenção teatral reproduzindo a história.

No itinerário dessa atração são contadas as histórias da Rua do Arvoredo. Segundo a lenda, a rua que atualmente é chamada de Fernando Machado, teria sido o endereço, por volta do ano de 1863, de um açougueiro e sua mulher que matavam pessoas para fazer linguiça.

Outra história contata pelos guias é a do imóvel onde morou o ex-governador do estado Júlio de Castilhos.

Uma construção com arquitetura medieval no Centro também é cenário para uma lenda urbana. O local teria sido abrigo de uma história de amor e prisão. Casado, um homem se apaixonou perdidamente por uma linda mulher e manteve ela e o filho enclausurados no local.

Em um dos principais pontos turísticos da Capital, na região central, a dupla de guias explica ao visitante a relação entre o desenvolvimento urbanístico da cidade com o Guaíba.

"Foi um personagem principal nisso. Todas as questões de enchente, inundações de bairros e assoreamentos que ele sofreu em função do desenvolvimento", explica Tamara.

Trafegando pela Orla, o passeio Viva + Bike, ainda passa por pontos como a Usina do Gasômetro e o Parque Marinha.

"A gente faz toda pela ciclovia, depois pelo Marinha. Estamos sempre pensando em como oferecer o máximo de segurança possível para essas pessoas que vão participar", esclarece Evandro.

Serviço

Todos os passeios são oferecidos semanalmente com agendamento prévio, que pode ser feito pelo Instagram do projeto. Os valores variam entre R$ 35 e R$ 45 e duram cerca de 3 horas.


Confira mais detalhes na reportagem original do site G1




Comentários