RS tem menor número de internações em UTI por covid-19 desde fevereiro

O Rio Grande do Sul registrou neste sábado (10) o menor número de pacientes internados com covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTI) desde 25 de fevereiro. Conforme o painel da Secretaria Estadual da Saúde (SES), 1.373 pessoas estão sob cuidado intensivo no Estado pela doença. Há 136 dias, eram 1.342 pacientes.

Freepik


— Há claro decréscimo (da ocupação de leitos) relacionado à progressão da vacinação no Estado - explica o médico epidemiologista Ricardo Kuchenbecker.

A ocupação geral de UTIs no Rio Grande do Sul está em 78,7%. Apesar disso, nove das 21 regiões registram esgotamento de leitos de UTI neste sábado: Cachoeira do Sul, Canoas, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana.

Em relação ao pico, observado em 9 de junho, a ocupação dos leitos de terapia intensiva no recuou 27,6%. Entretanto, a situação ainda é mais grave do que o pior momento de 2020. Em dezembro do ano passado, no auge da segunda onda no Estado, eram 980 pacientes internados com covid-19 nessas vagas.

— Felizmente a ocupação de leitos por covid está diminuindo. A ocupação geral até não diminuiu tanto, mas é porque tinha muito represamento de outras causas. Isso é uma ótima notícia — avalia o epidemiologista e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Pedro Hallal.

Conforme Kuchenbecker, o risco de uma nova onda diminui conforme avança a imunidade coletiva gerada pela vacinação. Mas ainda é preciso atenção.

— Talvez (exista) risco com a variante delta que demanda esquema completo, duas doses. A segunda dose está muito atrasada no Brasil e no RS. É sempre um risco.

Com informações de GZH



Comentários