Serrana, SP, completa 16 dias sem mortes por Covid-19, apontam dados da Saúde

Serrana (SP), cidade escolhida para um projeto de vacinação em massa com a CoronaVac contra a Covid-19 do Instituto Butantan, completou, nesta semana, 16 dias sem registros de mortes pela doença. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o último óbito foi em 28 de junho.

A pasta ainda afirma que apenas três moradores da cidade estão internados em tratamento contra a doença. Todos em enfermarias.

Além disso, o boletim epidemiológico também aponta uma redução no número de casos em comparação com os últimos meses. Enquanto junho teve um total de 229 casos confirmados, a primeira quinzena de julho vai chegando ao fim com 55. Caso o ritmo de infectados seja mantido, esse mês terminará com metade dos casos em relação ao anterior.

De acordo com o Vacinômetro do governo estadual, Serrana já vacinou 34.670 mil pessoas com a primeira dose. Destes, 32.363 também receberam a segunda dose e estão completamente imunizados, sendo 27.160 pelo Projeto S, do Butantan.


Prefeitura Municipal de Serrana


Pandemia pós Projeto S

De acordo com a secretária de Saúde, Leila Gusmão, as mortes registradas em junho são de moradores com comorbidades. Dois deles não foram vacinados, um recebeu apenas uma dose e outros três completaram a imunização.

Ela destaca que nenhuma vacina oferece 100% de proteção e que existe, sim, redução das chances de casos graves. Em Serrana, a maioria dos infectados após o projeto do Butantan apresentou sintomas leves, segundo Leila.

"Existe a infecção. Tenho positividade na cidade, porém [a maioria] é pacientes que têm casos leves e moderados, que estão apenas fazendo a quarentena, tomando medicamentos para dor. Não foi necessário fazer internação", afirma.
Diante da melhora nos indicadores, a secretária admite que a cidade tem dificuldades em conscientizar os moradores sobre a necessidade de manter os protocolos de prevenção à doença, como o uso de máscara, por exemplo.

Ela lembra, ainda, que os voluntários do Projeto S continuam sendo monitorados pelos pesquisadores do estudo com o intuito de esclarecer mais informações sobre a CoronaVac.

"Eles acham que, se tomou a vacina, não correm mais riscos. A verdade é que a vacina é eficaz, mas ela não te imuniza 100%, existe infecção. É um momento de a gente ficar em alerta, seguindo os protocolos, uma vez que todos os voluntários que participaram do Projeto S estarão sendo monitorados durante um ano. Isso é importante dizer", explica.

Veja mais detalhes na reportagem original do site G1



Comentários