Vacinação de adolescentes com comorbidades começa nesta quinta-feira em Porto Alegre

Porto Alegre definiu a data de início da imunização dos adolescentes com comorbidades na campanha de vacinação contra o coronavírus. A Capital começará o atendimento nesta quinta-feira (22) nas unidades de saúde para jovens com idades entre 12 e 17 anos. 

Médico foto criado por freepik - br.freepik.com

A lista das doenças crônicas ou condições contempladas nesta etapa foi divulgada no início da tarde desta quarta-feira (21) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e deve ser  seguida pela prefeitura. Entre as comorbidades estão obesidade grave,  diabete mellitus e doença cardiovascular. 

A inclusão do público foi possível após decisão da SES no dia 12 deste mês. A orientação, no entanto, ainda não está prevista no Plano Nacional de Imunização. A vacina que os municípios estão autorizados a plicar nos adolescentes é a da Pfizer, única aprovada para a faixa etária no país. 

A Capital começará o atendimento amanhã com as novas doses que foram entregues pelo Ministério da Saúde no início desta semana. O lote referente a Porto Alegre foi retirado pela prefeitura no fim da manhã desta quarta-feira. Já os postos que receberão as vacinas serão divulgados durante o dia.  

Também não há a definição se haverá escalonamento de idade ou se todos os adolescentes serão contemplados. O quantitativo de vacinas para o grupo é de 4,4 mil doses.  


Com informações de GZH




Comentários