Aos 10 anos, brasiliense é o mais novo a ingressar na Academia de Letras do Brasil

Aos 10 anos, o estudante do Distrito Federal Ryan Maia está prestes a se tornar o mais jovem escritor a ingressar na Academia de Letras do Brasil (ALB). O menino – diagnosticado com "superdotação e altas habilidades" – carrega no currículo uma série de homenagens, participações em palestras e dois livros lançados, sendo o primeiro, aos 6 anos.

No próximo dia 14 de agosto, Ryan participa da cerimônia de posse no Núcleo Jovem da Academia, na seccional do Distrito Federal. O grupo é formado por 13 crianças e adolescentes que, assim como o jovem escritor, expressam as potencialidades nas "Belas Artes" e na escrita.



Arquivo pessoal


"Incentivar jovens na leitura é minha meta. Pretendo incentivar vários jovens nesse caminho", diz Ryan.

Após tomar posse, o estudante se torna membro da Academia, mas não ocupa cadeiras como os "imortais", da Academia Brasileira de Letras (ABL). Para participar do núcleo jovem da instituição, Ryan recebeu o convite do presidente no DF, André Pullig.

"Ryan é mais novo do país a ingressar na Academia. É uma pessoa extremamente talentosa, de grande diferencial na literatura, com livros de excelente qualidade", diz Pullig.
Segundo o presidente da ALB, Ryan "tem desenvoltura", além das altas habilidades. "Ele tem histórico de incentivo à leitura, à cultura, é um empreendedor, não apenas de negócios, mas do âmbito cultural e da educação", aponta André Pullig.

Incentivo à leitura

É na Escola 64 de Ceilândia, um colégio da rede pública de ensino, que Ryan tem aulas e o acompanhamento na sala de recursos de altas habilidades/superdotação da Secretaria de Educação do DF. O estudante concilia a formação com os estudos em uma escola privada.

Volta das aulas presenciais na rede pública do DF tem professores vestidos de super-heróis e servidores afastados por Covid-19
Apaixonado por livros, ele aprendeu a ler aos 4 anos. Aos seis, lançou o primeiro livro: "Uma heroína e um herói", de 28 páginas, que conta a vitória do bem sobre o mal, com personagens inventados à época pelo menino, como o homem-tomada e a menina-ema.

O segundo volume veio aos 9 anos: "A formiga fora do normal". Para Ryan, ingressar na Academia será mais um incentivo para continuar na escrita.

"Não tinha muita consciência da imensidão da Academia, mas, hoje, é motivo de muita alegria. Estou pensando em continuar a lançar livros", conta.

"Quando a árvore dá frutos bons frutos, é importante continuar e não parar por aí. Tem que continuar", ensina o jovem escritor.

Motivo de orgulho

Para o pai de Ryan, o bombeiro aposentado Márcio Maia, o desempenho do filho é motivo de alegria, mas tem sido acompanhado "com os pés no chão". "Com a vinda do Ryan e essas descobertas dele, temos aprendido muito. Com ele, não temos dúvidas sobre o futuro. Ele tem uma diferença de mentalidade, e a gente sabe que vai chegar a algum lugar, não está à própria sorte, ao acaso", conta.

Na Academia de Letras, além dos outros 13 adolescentes do Núcleo Jovem, Ryan estará ao lado dos escritores que ocupam as 69 cadeiras da instituição em Brasília. "A Academia de Letras observa jovens com grande potencial e faz o convite. Temos que reconhecer o talento e motivar, para que sirva de exemplo para tantos outros talentos", diz André Pullig.

Ingresso na Academia de Letras do Brasil

A seccional da ALB em Brasília foi criada em 2010. Além do Brasil, a instituição também tem unidades na Bélgica, na Espanha, em Portugal, na Nova Zelândia e mais 16 países.

Ao G1, o presidente da ABL, André Pullig, explicou que não há limites de idade para ingressar no Núcleo Jovem. A participação é por meio de indicação e há possibilidades dos próprios jovens se candidatarem.

O envio de dados e de portifólio deve ser feito pelos responsáveis, para o e-mail: academiadeletrasdobrasildf@gmail.com 

Com informações do G1



Comentários