ARTIGO: Neve aqueceu os negócios na serra gaúcha e as férias escolares serviram de ensaio para a retomada do turismo

Parece até que foi combinado: a neve que caiu em 15 cidades gaúchas na semana mais fria do ano premiou diversos turistas que já estavam na região serrana e mobilizou outros tantos para tentar ver o fenômeno climático. Os proprietários de hotéis e restaurantes puderam provar um pouquinho do sentimento de normalidade, de retomada em meio a uma pandemia que castigou tanto a economia, e especialmente o setor de viagens. Foi justamente nesta semana que o segmento de turismo ganhou novo fôlego, e projetou uma primeira parcela de uma recuperação: a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo divulgou números positivos no primeiro semestre de 2022. É nessa época do próximo ano que é estimado que haja o retorno de pelo menos 30% do faturamento médio dos negócios.


Divulgação/Prefeitura de Gramado

Segundo a entidade, entre 2019 e 2020, a queda foi de um faturamento de mais de R$ 15 bilhões para R$ 4 bilhões, o que significa uma redução de cerca de 67%. Agora, as boas notícias e expectativa otimista da mudança de cenário se deve justamente ao avanço da vacinação contra a Covid-19 no país e a já anunciada reabertura de diversas atividades, impulsionando uma retomada gradativa da economia interna do país.

As férias de julho serviram como um pequeno ensaio dessa recuperação: o sul do Brasil e o nordestes brasileiro foram os destinos mais procurados. O rápido recesso escolar possibilitou que as famílias se deslocassem e experimentassem alguns lugares diferentes para fazer turismo. Na região mais visitada do Brasil, o Rio de Janeiro, que teve cerca de 90 hotéis fechados em 2020, a ocupação tem melhorado desde maio principalmente com o público local e familiar, segundo a avaliação da Associação Brasileira da Industria de Hotéis do Rio de Janeiro.

O turismo rural e o enoturismo são duas vertentes criativas do turismo tradicional no Rio Grande do Sul que têm garantido um público seleto e constante, e devem crescer muito no pós pandemia. Neste ano, na serra gaúcha, já estão programados o Festival de Cinema de Gramado, a partir do dia 13 de agosto, que apesar de ser on-line novamente, conserva e divulga a imagem da região das Hortênsias para os viajantes de todo o país, e o Natal Luz, que deve iniciar em 28 de outubro, com a expectativa do retorno dos shows tradicionais e desfiles, com público, e que tiveram de ser cancelados ou apresentados virtualmente no ano passado, devido à pandemia.

Experiências de reabertura estão sendo feitas em todo o território nacional: o Rio de Janeiro quer fazer uma festa da abertura com muitas atrações presenciais ao vivo e um calendário com um ano de eventos para marcar essa retomada. Em Porto Alegre, a prefeitura diminuiu o imposto dos eventos e lançou um pacote de incentivos para que mais ações sejam realizadas pelo empresariado. Em São Paulo, 50 eventos-teste serão feitos, realizados até dezembro sob a supervisão do governo estadual, para que os promotores do setor tenham uma chance de planejar uma volta à vida de 16 meses atrás, mesmo em meio aos riscos de elevação de contágio provocado pela variante delta. 

Nós estamos torcendo para que tudo dê certo.



Renato Martins, jornalista e professor, editor da Rede #AtitudePositiva.

Comentários