ARTIGO: sete esportes que melhoram a sua saúde mental e afastam a depressão

Que exercício faz bem à saúde, todo mundo sabe. O difícil mesmo é botar em prática, não é mesmo? Manter uma rotina de exercícios físicos traz muitos benefícios segundo a ciência, e constantemente esse assunto está sendo lembrado em campanhas sistemáticas e por entidades especializadas na área da saúde. A medicina já comprovou, por exemplo, que fazer algum esporte reduz o risco de mortalidade de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC) e diabetes, só para citar alguns dos mais comuns dos males que podem ser combatidos com essa atitude. Mais recentemente, porém, pesquisas trouxeram novas informações a respeito das atividades físicas e do poder que elas têm contra a depressão, pois manter o corpo em movimento ajuda a aliviar os pensamentos e reduzem a chamada sobrecarga mental. 

Markus Spiske/Unsplash

Aí é que está o desafio: pois numa condição depressiva, as pessoas geralmente não têm vontade de fazer os exercícios físicos. Por isso, os especialistas alertam que é preciso prevenir, realizando a prática esportiva ao menor sinal do estado depressivo. Modalidades como ciclismo e esportes coletivos são indicados tanto para aliviar quanto para prevenir a depressão. Um amplo estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Oxford, na Inglaterra, e de Yale, nos EUA, chegou à conclusão as atividades físicas reduzem o número de dias ruins que uma pessoa pode ter ao longo da vida.  

Dizem os médicos que a depressão têm várias intensidades e jeitos, podendo se manifestar de diferentes formas entre as pessoas. Mas o alerta fica para os sinais mais comuns: desânimo, a apatia e a falta de interesse em tudo que exige um pouco mais de atenção, dedicação e tempo. E essa "desistência" de fazer as coisas, pode incluir até mesmo os hábitos que a pessoa normalmente gostava de fazer. Além disso, a depressão também afasta o indivíduo do convívio social e até mesmo de parentes e amigos mais próximos. 

Para entender a relação entre a prática de exercícios físicos e a saúde mental, a equipe de pesquisadores analisou dados de 1,2 milhão de norte-americanos em estudo publicado na revista científica The Lancet Psychiatry. Informações de diversos sistemas de 2011, 2013 e 2015, que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) coletou por telefone com pessoas de 18 anos ou mais, distribuídas por todos os 50 estados dos EUA.

Os entrevistados responderam sobre a frequência e a intensidade da prática de exercícios físicos, além de detalhar que tipo de atividades físicas adotavam. No tocante à saúde mental, eles relataram sobre estresse, depressão e problemas emocionais — e como a sua própria mente estava nos últimos 30 dias.

Os dados corroboraram a ideia de que exercícios físicos podem melhorar a saúde mental. Na média geral do estudo, o número de dias considerados “não bons” foi de 3,36. Por outro lado, "indivíduos que se exercitaram tiveram 1,49 menos dias de saúde mental ruim no mês anterior do que indivíduos que não se exercitaram", concluíram os pesquisadores responsáveis pelo levantamento. 

Os autores do estudo indicam atividades de três a cinco vezes por semana, com uma duração média de 45 minutos por sessão, para que os benefícios do esporte sejam plenamente aproveitados pelas pessoas. O artigo científico faz a ressalva de que o hábito, porém, não cura a depressão ou substitua qualquer remédio, mas aumenta o poder de vencer a depressão e alivia a sobrecarga mental.

Confira os 7 tipos de esportes que podem ser aliados contra a depressão, de acordo com a pesquisa:

  • Esportes coletivos, como basquete, vôlei, futebol e beisebol;
  • Ciclismo;
  • Exercícios aeróbicos ou de ginástica;
  • Ioga, golfe e outras atividades de menor impacto;
  • Caminhadas;
  • Corridas;
  • Esportes de inverno ou aquáticos.
E aí, o que falta para você começar a se movimentar?


Renato Martins, jornalista e professor, editor da Rede #AtitudePositiva.

Comentários