Com recursos do governo do RS, Biblioteca Pública do Estado deve passar por reformas

No ano em que completa 150 anos, a Biblioteca Pública do Estado, em Porto Alegre, está com um projeto de reformas. Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, na sexta-feira (20), o fotógrafo Celso Chittolina, que participa dos trabalhos, falou que os restauros incluem a escadaria principal e os salões Mourisco e Egípcio. 

Inicialmente, as obras seriam pagas com recursos próprios de Gilberto Schwartsmann, presidente da Associação de Amigos da Biblioteca Pública. No entanto, o Piratini anunciou nesta semana o investimento de R$ 2 milhões na instituição, dentro do programa Avançar na Cultura. Agora, Schwartsmann irá financiar somente o restauro da escadaria, enquanto a verba pública será aplicada nos dois salões e em peças de mobiliário e adorno.

— É um dinheiro bastante bom para o que a gente precisa — comentou Chittolina. 

O fotógrafo não revelou quando os reparos devem começar. 

— Agora, nós estamos em processo de análise, já há restauradores lá dentro, analisando qual técnica vamos usar para restaurar. 

Localizada na esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Câmara, no Centro Histórico, a Biblioteca Pública reúne aproximadamente 250 mil livros, segundo Chittolina. Além do acervo, o prédio de 1921 se destaca por sua arquitetura eclética e decoração com mobiliário requintado, esculturas e pinturas. O local já recebeu outras reformas, às quais o fotógrafo chamou de "equivocadas".

— Em 1960, o prédio passou pela primeira restauração — pontuou, recordando que, na época, as pinturas murais foram recobertas por uma camada de tinta neutra que acabou prejudicando as obras. 

— Em 1970, parte do mobiliário e adornos foram para o Piratini. O governador agora tá devolvendo a maior parte. A gente tá esperando pela devolução e fazendo uma documentação — afirmou.

Nas redes sociais, Celso Chittolina tem publicado imagens antigas que mostram a exuberância dos ambientes da biblioteca:


Reprodução do Instagram de Celso Chittolina


Outros projetos

De acordo com Chittolina, outro objetivo é expandir a biblioteca para um anexo:  

Estamos pleiteando com o governo do Estado uma sala grande para que a gente possa reparar as obras mais importantes. Não temos mais capacidade para armazenar tudo. Então a parte de empréstimo iria ser deslocada para que a gente possa, da maneira mais correta, fazer com que a obra que realmente é preponderante chegue aos olhos da população. 

Em 1º de setembro, a biblioteca fará uma projeção em sua faixada em homenagem aos 700 anos da morte de Dante Alighieri. A ideia é valorizar as obras do escritor italiano presentes no acervo.

Com informações de GZH



Comentários