DICA DE DOMINGO: visite os cenários de Van Gogh em shopping de Porto Alegre

As obras e a vida do pintor holandês Vincent Van Gogh, um dos maiores nomes da pintura pós-impressionista, que morreu em julho de 1890, é tema da exposição "Vincent - Paisagens de Van Gogh". A mostra, inaugurada no dia 23 de julho, é gratuita e fica aberta para visitação mediante agendamento prévio até 5 de setembro, no 1° e no 3° andar do Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre. (Veja abaixo o serviço completo)

Arquivo Rede #AtitudePositiva


Os famosos cenários das telas do artista são vividos e sentidos. Logo no começo da visitação, é possível identificar a vida do pintor.

O circuito é composto por oito estações. Em cada uma das salas é colocada em evidência obras diferentes por meio da imersão, elementos interativos e também pela narração de trechos de cartas que Van Gogh trocava com seus familiares.

As telas de paisagem carregam as famosas ondulações do pintor holandês e, também, sua intensidade e dramaticidade das cores. Segundo Karina Israel, curadora da mostra, a escolha delas foi motivada pelas paisagens que o artista usava como inspiração.

"Resolvemos juntar esse argumento à história de Van Gogh. E partimos já com o quadro 'Campo de Trigo com Corvos (1890)', porque sintetiza a dualidade que ele vivia. Os campos de trigo o acalmavam, mas os corvos e o barulho que faziam o enlouqueciam. E, mesmo assim, ele pintava esses animais", conta.

Nos demais ambientes, o visitante mergulha em outros momentos da vida do artista e conhece de perto as seguintes obras: "Jardim de Íris (1890)", "Amendoeira em Flor (1890)", "Noite Estrelada sobre o Ródano (1888)" e "Duas Figuras no Bosque (1889)".

Além disso, o público é inserido em outras nove obras célebres de Van Gogh que são projetadas nas paredes de uma sala circular construída na exposição. Nesse ambiente, ganham destaque as imagens porque, na transição de uma tela para outra, os elementos do quadro ganham movimento.

Também é possível tirar uma foto com a mesma estética aplicada nos girassóis do artista em um aparelho que fica no fim da exposição. O material pode ser enviado ao e-mail do visitante.

Adaptações por conta da pandemia

A curadora revela que Porto Alegre é a primeira cidade a receber a mostra durante a pandemia. Antes, a exposição havia passado por Brasília, Campinas e São Paulo. Por isso, um ajuste teve de ser feito.

O local dedicado à "Noite Estrelada sobre o Ródano" retirou o uso dos óculos realidade aumentada e em seu lugar foi criada uma sala com projeção das estrelas circulares, pintadas por Van Gogh, girando nas laterais das paredes. Enquanto isso, no chão, ondulam as águas do Rio Ródano.

"Procuramos criar uma vivência, porque, quando a experiência convoca os sentidos, o aproveitamento do conteúdo é melhor e geramos memória. A ideia é que as pessoas passem por essas salas, sintam as obras de Van Gogh e se lembrem disso ao longo dos anos. Por isso priorizamos locais interativos e que o público possa fotografar", diz Karina.

O 3° andar do Praia de Belas apresenta uma última instalação. Lá foi recriado o quadro "Quarto em Arles", que tem três exemplares originais pintados entre outubro de 1878 e setembro de 1889.

No trabalho, Van Gogh inunda a tela com cores e traços para representar seu pequeno quarto, na cidade de Arles, na França. A instalação, de 12m², é uma réplica fiel da tela, onde é possível entrar, sentar nas cadeiras ou cama e fazer registros fotográficos.

Durante a visitação, o uso de máscara é obrigatório. É permitida a entrada de quatro pessoas ao mesmo tempo, caso não convivam juntas. Se forem pessoas de um mesmo grupo, podem entrar 6. É reforçado ainda que se respeite o distanciamento social.

Exposição "Vincent - Paisagens de Van Gogh"

  • Quando: de 23 de julho até 5 de setembro
  • Onde: Praça de Eventos da Ala Norte, 1º Piso. Picture spot O Quarto em Arles, 3º andar
  • Horário: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, domingo, das 11h às 22h
  • Quanto: é gratuito, mas requer agendamento prévio aqui

Com informações do site G1



Comentários