Gaúcho Jovane Guissone conquista a medalha de prata na esgrima das Paralimpíadas de Tóquio

O esgrimista gaúcho Jovane Guissone chegou a sua segunda medalha paralímpica. Na manhã desta quinta-feira (26), o paratleta que treina no CETE, em Porto Alegre, perdeu para Alexander Kuzyukov, do Comitê Paralímpico Russo, na final da espada da esgrima em cadeira de rodas e ficou com a prata.

O russo, cabeça de chave número 2, venceu por 15 a 8. Em Londres, em 2012, o gaúcho havia saído com o ouro, sua primeira medalha nas Paralimpíadas.

Takuma Matsushita / CPB/Divulgação


A campanha de Guissone nos Jogos de Tóquio foi praticamente perfeita. Nas fases classificatórias, venceu quatro das cinco lutas que disputou. Depois, ganhou de Ali Ammar, do Iraque, por 15 a 10, nas quartas de final. Na semifinal, passou pelo britânico Dimitry Coutry nas semifinais, por 15 a 13.


Aos 38 anos, Jovane é vice-líder do ranking mundial da espada. Depois do ouro em Londres, ele saiu das Paralimpíadas do Rio de Janeiro decepcionado ao cair nas quartas de final.

Em 2004, o atleta perdeu o movimento das pernas após levar um tiro em reação a um assalto e começou a praticar a esgrima de cadeira de rodas em 2008.

Com informações de GZH



Comentários