Paralimpíadas de Tóquio podem ter crianças nas arquibancadas

Embora tenha sido anunciado que as Paralimpíadas de Tóquio 2020 não contarão com a presença de público, as arquibancadas dos estádios podem não ficar vazias. A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, revelou que está buscando permissão para que crianças em idade escolar participem do evento, desde que os pais e as escolas apoiem. Segundo a Associated Press, o número de alunos envolvidos estaria entre 130.000 e 140.000.

Reprodução site oficial do evento


A proposta é polêmica, já que acontece num momento de pico do número de casos de Covid-19 no Japão. Em Tóquio, foram relatados 4.392 novos casos neste domingo, após quatro dias consecutivos com mais de 5 mil casos diários. Ainda assim, o comitê organizador de Tóquio também apoia o plano de inclusão dos alunos como público dos Jogos.

- Esta geração é aquela que sustentará nossa sociedade no futuro e, por isso, estamos absolutamente entusiasmados em oferecer esta oportunidade - disse o porta-voz do comitê organizador de Tóquio, Masa Takaya, no domingo.

O presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Andrew Parsons, por sua vez, até concorda com o projeto, mas tem ressalvas.

- Apoiamos a iniciativa porque acreditamos que é um elemento importante do legado, ao trazer crianças da escola para os jogos. Mas, claro, é imperativo que essas crianças venham aos jogos de uma maneira segura - disse Parsons há alguns dias.

Nem todas as cidades e regiões estão embarcando na proposta. Em Shizuoka, a cerca de 160 quilômetros a sudoeste de Tóquio, as 93 escolas cancelaram sua participação planejada, de acordo com o jornal Mainichi. O principal conselheiro médico do governo japonês, Shigeru Omi, disse em uma sessão parlamentar há alguns dias que a atual situação do COVID-19 é pior do a dos dias das Olimpíadas, e também se opôs à ideia.

Com informações do Globo Esporte



Comentários