Passageiros de companhias aéreas no Brasil triplicam durante férias de 2021

O número de viajantes que voaram em companhias no Brasil em julho de 2021 já é três vezes maior do que no mesmo mês de 2020 — foram 3,9 milhões de pessoas nos céus no período de férias deste ano contra 1,3 milhão no ano passado, antes das campanhas de vacinação contra a covid-19.

A conclusão é de um levantamento da AirHelp, empresa especializada em direitos de passageiros aéreos, que comparou os voos programados nos aeroportos do país nos dois períodos.

No entanto, a retomada do turismo após mais de um ano de pandemia da covid-19 também foi acompanhada de aumento proporcional nos problemas registrados durante os voos. Um em cada 12 passageiros foi afetado por atrasos e cancelamentos nas férias de julho, ou seja, cerca de 334,6 mil viajantes passaram por transtornos, três vezes mais do que os 108 mil na mesma situação em 2020.

Atrasos superiores a quatro horas complicaram as férias de 4.900 passageiros, estima ainda a AirHelp. Segundo a empresa, estes passageiros, que foram 1 de cada 112 viajantes em julho, podem pedir compensação financeira às companhias aéreas pelos transtornos, que além de grandes atrasos incluem cancelamentos não justificáveis, como mau tempo.


Pixabay


Maiores atrasos em Guarulhos

O aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou o maior número de passageiros afetados por atrasos e cancelamentos de voos. Foram 89,9 viajantes prejudicados, isto é, cerca de 1 em cada 8 passageiros que embarcaram no aeroporto no mês de julho.

O aeroporto Internacional de Recife foi o segundo colocado, com 29,3 mil passageiros afetados, também, em média, 1 a cada 8 passageiros embarcados.

Em terceiro lugar ficou o Aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), em que 21,8 mil turistas sofreram atrasos ou cancelamentos.

Comentários