Projeto de lei autoriza fornecimento de absorvente para adolescentes em Caxias do Sul

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul um projeto de lei de autoria da vereadora Denise Pessôa (PT) que tem como objetivo autorizar o fornecimento de absorventes higiênicos ou coletor menstrual para adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município. Conforme a parlamentar, o projeto autoriza o Executivo a fornecer estes produtos às mulheres em período menstrual de baixa renda ou que vivem em situação de extrema pobreza na cidade. A ideia é prevenir doenças, assim como a evasão escolar das adolescentes nas escolas da rede pública de ensino.

Gabriel Lain / Divulgação


Denise lembra que a pobreza menstrual é reconhecida pela Unicef como um impasse causado pela falta de condição financeira para comprar absorventes e pela falta de estruturas sanitárias. “É preciso que haja um esforço coletivo para coibir esse distúrbio por meio de diversas medidas que sanem isso. Reunir e organizar ações que partam tanto do Poder Público quanto da iniciativa privada são fundamentais para dar mais respeito a essas mulheres”, destaca.

A vereadora justifica ainda a necessidade do projeto baseado em dados da Unicef. No Brasil, 713 mil meninas não possuem banheiro ou chuveiro em casa; 900 mil meninas não têm acesso a água canalizada em seus domicílios e 6,5 milhões vivem em casas sem ligação à rede de esgoto. A pesquisa aponta ainda, que mais de 4 milhões de meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

No município de Farroupilha o vereador Juliano Baumgarten (PSB) também apresentou projeto de lei que institui o programa de fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas municipais.

Com informações do Correio do Povo



Comentários