Revitalização na Praça da Matriz, em Porto Alegre, deve ser concluída em fevereiro de 2022

Com mais de 78% dos trabalhos já executados, as obras de revitalização da Praça da Matriz, no Centro Histórico de Porto Alegre, deverão estar concluídas em fevereiro de 2022, segundo a prefeitura de Porto Alegre. A requalificação do espaço, um dos cartões postais da Capital, é realizado com recursos do governo federal via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por intermédio da Caixa Econômica Federal (CEF).

Brayan Martins / PMPA

No entanto, as obras estão tendo pausas porque os recursos financeiros do Iphan não estão sendo repassados. A prefeitura de Porto Alegre tem arcado com os custos em 2021 justamente para que as obras não parem. Na manhã desta quinta-feira, não havia trabalhadores no canteiro de obras montado na Praça da Matriz. O local que concentra representações de religiosidade e os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo está sendo recuperado com recursos do Iphan e da CEF e fiscalização da Secretaria Municipal da Cultura. O valor da revitalização da Praça da Matriz é avaliado em R$ 2,3 milhões.

Entre os trabalhos previstos estão a requalificação de mais de seis mil metros quadrados, com renovação de pavimentação, restauração das luminárias e complementação com luminárias contemporâneas, recuperação e complementação de mobiliário urbano, renovação das redes de energia elétrica e implantação de novo projeto paisagístico.

A planta foi elaborada pela RS Projetos, contratada por licitação em 2015, e o planejamento de paisagismo é da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

Entre 2017 e 2018, foram restaurados o Monumento a Júlio de Castilhos (inaugurado em outubro de 1914) e a esplanada. Foram investidos R$ 1,1 milhão na substituição de materiais degradados, limpeza, reboco, pintura e instalações elétricas nas luminárias. O artífice francês, Antoine Amarger ,e a especialista em granitos argentina, Alejandra Rubinich, realizaram o trabalho com coordenação da engenheira metalúrgica, Virginia Costa.

Em fevereiro deste ano, o prefeito Sebastião Melo vistoriou a obra, acompanhado de secretários, equipe técnica da Secretaria da Cultura e representantes do Iphan. Na época, o chefe do Executivo municipal afirmou que a Praça da Matriz era "um espaço caro à população e à história de Porto Alegre e que revitalizar o Centro e envolver os moradores nos cuidados e na manutenção dos espaços público era sua prioridade”.

As intervenções também mantêm o cuidado com a memória: técnicos fazem monitoramento arqueológico nas etapas de escavações que envolvem a obra, recuperando evidências de monumentos antigos do espaço público. Com isso, localizou remanescentes dos antigos muros da praça, encanamentos da companhia hidráulica e diversos artefatos, como moedas, pedaços de louça e outros resquícios do século XIX. O material encontra-se armazenado na obra e em fase de catalogação. 


Com informações do Correio do Povo











Comentários